Online focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em Administração

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Christine da Silva Schröeder
Luis Roque Klering

Resumo

A utilização de grupos focais (focus groups) como técnica de pesquisa representa uma alternativa interessante ao desenvolvimento de estudos qualitativos. Normalmente, os focus groups envolvem de 6 a 10 pessoas que se reúnem para discutir tópicos específicos acerca de alguma temática, sendo que a interação entre os membros do grupo também é tida como dado da pesquisa. Ainda, ao se considerar a influência das tecnologias de informação, em especial da internet, a técnica pode ser aplicada virtualmente – através de online focus groups (OFGs) –, com auxílio de ferramentas como e-mail, chats e listas de discussão. Uma vez que, através de uma análise da produção acadêmica nacional em Administração, constata-se que a utilização da técnica de focus group parece ser ainda incipiente, e em especial na modalidade online, o presente ensaio teórico objetiva, a partir da revisão da literatura pertinente, caracterizar os OFGs e descrever sua forma de condução, bem como elencar as possíveis vantagens e desvantagens decorrentes de seu emprego e, assim, sugerir sua utilização em pesquisas qualitativas em Administração.

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Como Citar
Schröeder, C. da S., & Klering, L. R. (2009). Online focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em Administração. Cadernos EBAPE.BR, 7(2), 332 a 348. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5123
Seção
Artigos