O dilema "qualidade versus quantidade" no ensino em administração pública: uma análise da experiência norte-americana

Conteúdo do artigo principal

Alketa Peci
Antonio Freitas
Filipe Sobral

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar a dinâmica do campo do ensino em administração pública (AP) no contexto norte-americano. A partir de uma análise histórica, busca-se identificar os principais fatores que influenciaram o surgimento e a consolidação do campo do ensino em AP, no âmbito do discurso modernista, característico da sociedade norte-americana a partir do final do século XIX. Nesse contexto, destaca-se ainda o papel das associações, especificamente da Sociedade Norte-Americana para a Administração Pública (American Society of Public Administration -Aspa) e da Associação Nacional das Escolas de Administração e Assuntos Públicos (National Association of Schools of Public Affairs and Administration - Naspaa), no desenvolvimento dos principais debates da área. Por fim, analisam-se as estratégias adotadas para lidar com o dilema “quantidade versus qualidade” dos programas: como lidar com o crescimento da quantidade dos programas de ensino em administração pública, mantendo um alto padrão de qualidade. As estratégias voltadas à padronização e ao credenciamento dos programas de ensino em administração pública são apresentadas, especificando-se as principais dificuldades de implementação no contexto americano. Espera-se que a análise dessa experiência propicie uma base de reflexão à academia brasileira de administração, no contexto de crescimento quantitativo observado ao longo dos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Peci, A., Freitas, A., & Sobral, F. (2008). O dilema "qualidade versus quantidade" no ensino em administração pública: uma análise da experiência norte-americana. Cadernos EBAPE.BR, 6(Especial), 1 a 11. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5434
Seção
Artigos