Estratégias políticas empresariais: o caso do setor ferroviário brasileiro de cargas

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Oliveira da Silva
Teresia Diana Lowe von Aduard de Macedo-Soares
Sérgio Augusto Pereira Bastos
http://orcid.org/0000-0002-5697-3624

Resumo

O propósito desta pesquisa foi, por meio de estudo de casos múltiplos, identificar as estratégias políticas empresariais empregadas por 4 concessionárias ferroviárias de cargas brasileiras em 2 casos de mudança regulatória e em 1 caso de pedido de prorrogação de contratos de concessão. O tema vem ganhando notoriedade em função dos escândalos de corrupção na relação entre atores políticos e econômicos, públicos e privados, no Brasil. Foram conduzidas 33 entrevistas, tanto com gestores das concessionárias quanto com representantes de associações de defesa de interesses, do órgão regulador, do poder legislativo e de especialistas no setor. As evidências apontam que os comportamentos estratégicos analisados não se enquadram em uma única tipologia de estratégia genérica encontrada na literatura. No entanto, de modo geral, há uma tendência à postura reativa nos casos de mudança regulatória, em contraste com uma postura proativa quanto à alteração dos prazos dos contratos de concessão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. O. da, Macedo-Soares, T. D. L. von A. de, & Bastos, S. A. P. (2020). Estratégias políticas empresariais: o caso do setor ferroviário brasileiro de cargas. Cadernos EBAPE.BR, 18(1), 184–199. https://doi.org/10.1590/1679-395174754
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da FACC/UFJF.

Atua na docência do ensino superior há 10 anos, ministrando disciplinas ligadas à área de Gestão de Operações e Logística. Possui especialização em Logística empresarial pela UFJF, mestrado em transportes pelo IME e doutorado em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Teresia Diana Lowe von Aduard de Macedo-Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio / IAG

Professor Titular - Gestão Estratégica - PUC-Rio/IAG.

Possui Mestrado em Filosofia Econômica e Social - Université de Montréal (1972) e Doutorado em Filosofia Econômica, Política e Social - Université de Montréal (1981) com a mais alta distinção. Desde 1996 é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- Departamento de Administração de Empresas/IAG (promovida a Professor Titular em 2010). Cientista do Nosso Estado - Faperj (desde 12/2014). Pesquisador PQ - 1 B do CNPq (desde 2005), Coordenadora da área de Administração/Economia da FAPERJ (desde 08/2012); Membro do Conselho Consultativo do Global Business & Technology Association; Program Co-Chair do GBATA International Conferences; Cônsul Geral Honorário da Finlândia dos estados de Rio de Janeiro e Espirito Santo (desde 2005). Tem 76 artigos em periódicos científicos; 109 trabalhos publicados por completo em anais de congressos, 4 livros e 99 orientações de teses de doutorado e mestrado concluídas com sucesso (+4 em andamento), na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, globalização, alianças e redes estratégicas, portfólios de alianças voltadas para inovação e governança. Foi agraciada com vários prêmios/reconhecimentos (e.g. Diploma de Mérito Universitário - PUC-Rio, 2016, Prêmio Sexagésimo Aniversário PUC-Rio, Best Paper Award - GBATA Conferences 2016. 2009 e 2007, Citation of Excellence, Anbar, U.K. 1997). É membro sênior, por mérito, da American Society for Quality - ASQ, membro eleito da New York Academy of Sciences, membro da Strategic Management Society, dentre outras associações.

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Professor Associado da FUCAPE Business School - Departamento de Administração de Empresas. Doutor em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2012), mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2006) e graduado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 1985). Interesses de pesquisa: gestão estratégica, estratégias políticas empresariais, alianças e redes estratégicas.  Experiência profissional como consultor e executivo, tendo trabalhado para IBM, PricewaterhouseCoopers (PWC), Mesbla, Jornal O Globo e Andersen Consulting (Accenture). e SENAI CETIQT. É, atualmente, sócio da Substantiva Consultoria e Professor Associado da FUCAPE Business School. Vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, avaliações de investimentos, orçamento e custos. Desenvolvimento e implementação de mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuação em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderança em projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio.