Marketing de Experiência: um estudo dos aspectos conceituais

Conteúdo do artigo principal

Maria Teresa Grimaldi Larocca
https://orcid.org/0000-0002-0177-1101
Rodrigo Ladeira
https://orcid.org/0000-0001-8243-7270
Áurio Lúcio Leocádio da Silva
https://orcid.org/0000-0003-3175-3382
Ricardo Coutinho Mello
https://orcid.org/0000-0002-3265-6595

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central revisar a evolução e atuais conceitos de marketing de experiência segundo os principais autores que se dedicaram ao entendimento desse campo. O tema faz parte das prioridades de pesquisa do Marketing Science Institute Research Priorities, que aponta as prevalências de estudos para a área de marketing. Embora o tema esteja presente na literatura nacional e internacional, os estudos conceituais são encontrados em menor número. Dada a sua importância, esse estudo propõe um entendimento de marketing de experiência, examinado sob uma abordagem conceitual, baseado na apreciação crítica de conceitos relacionados ao marketing de experiência com as dimensões propostas por Schmitt (1999, 2002, 2006, 2010) e na tipologia proposta por Lanier Junior e Rader (2015), considerando que o nível de explicação e intencionalidade de um experimento pode variar para cada consumidor da mesma experiência. O marketing de experiência surge como a nova onda do marketing contemporâneo, proporcionando fidelização e relacionamento, foco dos dias atuais nesta área de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Larocca, M. T. G., Ladeira, R., Silva, Áurio L. L. da, & Mello, R. C. (2020). Marketing de Experiência: um estudo dos aspectos conceituais. Cadernos EBAPE.BR, 18(Especial), 781–793. https://doi.org/10.1590/1679-395120190079
Seção
Artigos