Empreendedorismo na economia circular: uma revisão sistemática em ciclos de materiais e modelos de negócios
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desafio de se empreender nos moldes da economia circular (EC) encontra-se em um estágio inicial de debate, em que há poucas evidências de como tais oportunidades são desenvolvidas. Considerando que esse processo envolve mudanças dos níveis microempresarial e macrogovernamental, este artigo analisa, por meio de uma revisão sistemática de literatura, como se caracteriza o atual cenário, com base na correlação dos aspectos quantitativos das publicações, nas atividades econômicas envolvidas e nas soluções encontradas pelos empreendimentos por intermédio dos ciclos de materiais e modelos de negócio. Como evidências, percebe-se que os empreendedores se defrontam com um cenário complexo, uma vez que, apesar da presença majoritária de modelos de negócio corresponderem a fechamentos de loops, demonstrando esforços para uma mudança de lógica estrutural, ocorre também a necessidade da conscientização de pertencimento por parte dos stakeholders, uma vez que o impacto se dá em rede, assim como a pressão por novos formatos de financiamento. Verifica-se também a dependência de uma dinâmica macro, em que as políticas de governo mostram-se como possíveis influência para a concentração de artigos em solo europeu. A presença majoritária da indústria de transformação nos resultados pode estar relacionada com o âmbito projetivo da EC, porém, a maior frequência do ciclo técnico pode ser um indicativo da popularização de suas técnicas e ferramentas em relação ao ciclo biológico. Como contribuição, expandiu-se a literatura sobre EC, que apresenta uma perspectiva em que a noção do amplo cenário e das microiniciativas se integra para o conhecimento do caminho para nela empreender.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.
Referências
Abidi, H., Leeuw, S., & Klumpp, M. (2014). Humanitarian supply chain performance management: a systematic literature review. Supply Chain Management, 19(5-6), 592-608. Recuperado de https://doi.org/10.1108/SCM-09-2013-0349
Andersen, M. S. (2007). An introductory note on the environmental economics of the circular economy. Sustainability Science, 2(1), 133-140. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s11625-006-0013-6
Bakker, C., Hollander, M. D., Hinte, E. M. V., & Zijlstra, Y. (2014). Product that last. Product design for circular business models. Delft, Netherlands: TU Delft Library.
Bocken, N., Short, S., Rana, P., & Evans, S. (2014). A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, 65, 42-56. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.11.039
Bocken, N., De Pauw, I., Bakker, C., & Grinten, B. V. D. (2016). Product design and business model strategies for a circular economy. Journal of Industrial and Production Engineering, 33(5), 308-320. Recuperado de https://doi.org/10.1080/21681015.2016.1172124
Chesbrough, H. (2010). Business model innovation: opportunities and barriers. Long Range Planning, 43(2-3), 354-363. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.010
Denyer, D., & Tranfield, D. (2009). Chapter 39: producing a systematic review. In D. Buchanan, & A. Bryman (Eds.), The sage handbook of organizational research methods (pp. 671-689). London, UK: Sage Publications Ltd.
Ellen Macarthur Foundation. (2012). Towards the circular economy – vol. 1: Economic and business rationale for an accelerated transition. Isle of Wight, UK: Autor.
Ellen Macarthur Foundation. (2013). Towards the circular economy – vol. 2: Opportunities for the consumer goods sector. Isle of Wight, UK: Autor.
Ellen Macarthur Foundation. (2015). Towards the circular economy: Business rationale for an accelerated transition. Isle of Wight, UK: Autor.
Genú, J. M., Gómez, C. R. P., & Muzzio, H. (2018). A criatividade no empreendedorismo social: motivação, experiência e habilidade, juntas para o bem comum. RIGS: Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 7(3), 83-106. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26012
Ghisellini, P., Cialani, C., & Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, 114, 11-32. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.007
Heshmati, A. (2017). A review of the circular economy and its implementation. International Journal of Green Economics, 11(3-4), 251-288. Recuperado de https://doi.org/10.1504/IJGE.2017.089856
Hockerts, K., & Wüstenhagen, R. (2010). Greening Goliaths versus emerging Davids – theorizing about the role of incumbents and new entrants in sustainable entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 25(5), 481-492. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2009.07.005
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2007). Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. Rio de Janeiro, RJ: Autor.
Iritani, D. R. (2017). Modelo de gestão orientado à economia circular e à medição de desempenho ambiental do ciclo de vida de produtos (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Iwasaka, F. Y. (2018). Políticas públicas e economia circular: levantamento internacional e avaliação da política nacional de resíduos sólidos (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Komatsu, K. Y. C. (2017). A estruturação dos modelos de negócio circulares na cadeia produtiva das embalagens plásticas pet (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
Lieder, M., & Rashid, A. (2016). Towards circular economy implementation: a comprehensive review in context of manufacturing industry. Journal of Cleaner Production, 115, 36-51. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.12.042
Lovins, A., Braungart, M., & Stahel, W. A. (2014). A new dynamic: effective business in a circular economy (2a ed.). Isle of Wight, UK: Ellen MacArthur Foundation.
Martinelli, A. (2009). O contexto do empreendedorismo. In A. C. B. Martes (Org.), Redes e sociologia econômica (pp. 207-235). São Carlos, SP: Edufscar.
Michaelis, L. (2003). The role of business in sustainable consumption. Journal of Cleaner Production, 11(8), 915-921. Recuperado de https://doi.org/10.1016/S0959-6526(02)00160-9
Schumpeter, J. (1927). Imperialism and Social Classes: Two Essays. Cleveland, OH: The World Publishing Company.
Spring, M., & Araújo, L. (2017) Product biographies in servitization and the circular economy. Industrial Marketing Management, 60, 126-137. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2016.07.001
Stahel, W. R. (2016). The circular economy. Nature, 531, 435-438. Recuperado de https://doi.org/10.1038/531435a
Staicu, D., & Pop, O. (2018). Mapping the interactions between the stakeholders of the circular economy ecosystem applied to the textile and apparel sector in Romania. Management and Marketing, 13(4), 1190-1209. Recuperado de https://doi.org/10.2478/mmcks-2018-0031
Teece, D. (2010). Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, 43(2-3), 172-194. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003
Tietenberg, T. (2018). Environmental and natural resource economics (11a ed., pp. 586). New York, NY: Addison Wesley.
Todeschini, B. V., Cortimiglia, M. N., Callegaro-De-Menezes, D., & Ghezzi, A. (2017). Innovative and sustainable business models in the fashion industry: Entrepreneurial drivers, opportunities, and challenges. Business Horizons, 60(6), 759-770. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.bushor.2017.07.003
Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, 14(3), 207-222. Recuperado de https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375
United Nations Research Institute for Social Development. (2010). Business responsibility for sustainable development. Geneva, Switzerland: Autor.
Yuan, Z., Bi, J., & Moriguichi, Y. (2006). The circular economy: a new development strategy in China. Journal of Industrial Ecology, 10(1‐2), 4-8. Recuperado de https://doi.org/10.1162/108819806775545321