Universidade Pública e Inclusão Social: As Cotas para Autodeclarados Negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Maria Cristina Lunardi Kern
Denise Macedo Ziliotto

Resumo

A implementação de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras é um processo recente e ainda em avaliação. Com o objetivo de analisar como essa experiência está ocorrendo, especialmente em sua efetividade enquanto ação inclusiva, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados, analisados por meio de triangulação, foram entrevistas com servidores e alunos, participação em diversas atividades institucionais e documentos. Os resultados indicam que a inclusão dos cotistas efetiva-se gradativamente na inserção no mundo do trabalho e nas dimensões acadêmicas da pesquisa e da extensão. Entre os aspectos que merecem maior atenção estão a visibilidade dada aos cotistas e a efetiva integração destes na instituição de ensino em todos os seus segmentos.

PALAVRAS-CHAVE

Ações afirmativas, inclusão social, políticas públicas, sistema de cotas, universidade.

ABSTRACT

The implementation of racial quotas in Brazilian public universities is a recent process still under evaluation. In order to analyze how this experience has been realized, particularly in its success as an inclusive action, a quali-quantitative research of an exploratory and descriptive character was carried out, at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The research instruments used were interviews with the staff and the students, attendance to many institutional activities and documentary sources, all analyzed through triangulation. The results indicate that the inclusion of quota students is gradually actualized in their placement in the job market and in the academic realms of research and public outreach. Among the aspects that deserve further attention are the visibility given to these students and their effective integration into the institution in all its segments.

KEYWORDS

Inclusive action, quota system, social inclusion, public policies, university.

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Como Citar
KERN, M. C. L.; ZILIOTTO, D. M. Universidade Pública e Inclusão Social: As Cotas para Autodeclarados Negros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 16, n. 59, 2011. DOI: 10.12660/cgpc.v16n59.3752. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/3752. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cristina Lunardi Kern, Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS)

Graduada em Educação Física pelo Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA) e mestre em  Educação Física pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo (RS)

Denise Macedo Ziliotto, Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS)

Graduação em Psicologia e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.
Professora titular e pesquisadora no Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade da Universidade FEEVALE de Novo Hamburgo (RS); coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações nessa mesma instituição