Conceito de território rural e políticas públicas e sua evolução histórica nos governos FHC e Lula

Conteúdo do artigo principal

César Cândido Brito

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre o conceito de território rural como categoria de análise das dinâmicas espaciais e sua dependência e implicação em políticas públicas, objetivando resgatar o histórico do seu aperfeiçoamento nos governos de FHC e Lula. A partir da revisão da literatura, o artigo procura comparar as estratégias de desenvolvimento territorial rural nos dois governos, contribuindo com a discussão a respeito da perspectiva territorial no desenvolvimento regional no Brasil. O resultado permitiu constatar que houve avanços, apensar de existirem enormes desafios a serem superados, entre os quais uma maior participação e qualificação dos atores sociais e uma disposição política para uma gestão democrática por parte dos atores governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRITO, C. C. Conceito de território rural e políticas públicas e sua evolução histórica nos governos FHC e Lula. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 22, n. 72, 2017. DOI: 10.12660/cgpc.v22n72.60260. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/60260. Acesso em: 23 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

César Cândido Brito, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - IF GOIANO

César Cândido de Brito, graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela PUC (GO), Pós-graduado em Tutoria em EaD pela Universidade Cândido Mendes (RJ), MBA em Gestão Empresarial pela FVG (RJ) e Mestrando em Gestão Pública pela UnB (DF). Professor Universitário a mais de 10 anos ministrando aulas na área de gestão: Administração Financeira e Orçamentária, Qualidade, Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração.