A primeira infância na cidade de São Paulo: o caso da implementação da São Paulo Carinhosa no Glicério

Conteúdo do artigo principal

Renata Mirandola Bichir
Ana Estela Haddad
Gabriela Lotta
Telma Hoyler
Pamella Canato
Eduardo Cesar Leão Marques

Resumo

Esse artigo discute desafios na implementação da política municipal para o desenvolvimento integral da primeira infância na cidade de São Paulo, conhecida como “São Paulo Carinhosa”. O artigo baseia-se na avaliação da implementação dessa política em uma região vulnerável e central do município, o Glicério, combinando estratégias metodológicas qualitativas e quantitativas. Em termos analíticos, defende-se a importância das avaliações de processo, e não somente de resultados e impacto, em particular no caso de políticas com complexos arranjos de coordenação e implementação. Pretende-se contribuir tanto para a discussão acerca da importância e dos desafios da avaliação de políticas municipais quanto para problematizar dimensões da implementação que devem ser consideradas no aperfeiçoamento de agendas intersetoriais, tal como a proteção integral da primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BICHIR, R. M.; HADDAD, A. E.; LOTTA, G.; HOYLER, T.; CANATO, P.; LEÃO MARQUES, E. C. A primeira infância na cidade de São Paulo: o caso da implementação da São Paulo Carinhosa no Glicério. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 24, n. 77, 2018. DOI: 10.12660/cgpc.v24n77.72695. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/72695. Acesso em: 13 jun. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Mirandola Bichir, USP - EACH e CEM

Curso de Gestão de Políticas Públicas, atuação nas seguintes áreas: políticas sociais, transferência de renda, análise de redes sociais, avaliação de políticas, políticas urbanas