Entre negociação e conflito: uma análise da 5a Conferência de Políticas para as Mulheres de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Mariana Mazzini Marcondes
Ana Paula Rodrigues Diniz

Resumo

As conferências de políticas públicas para as mulheres são importantes instâncias de participação social, em que atrizes sociais agem e interagem a fim de influenciar o desenvolvimento de políticas na área. Neste artigo, buscamos compreender os repertórios e estratégias de ação mobilizados na 5a Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Paulo. Com base no estudo de Alvarez e colaboradoras (2003), identificamos três repertórios predominantes: dupla militância, autonomista e institucional. Observamos, ainda, a formação de uma coalizão detentora de poder, constituída pelo governo municipal e pelas organizações próximas a ele, a qual foi desafiada principalmente por mulheres transexuais e travestis, que buscavam maior representatividade na arena. Concluímos este estudo problematizando possíveis implicações para a dinâmica participativa das conferências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCONDES, M. M.; DINIZ, A. P. R. Entre negociação e conflito: uma análise da 5a Conferência de Políticas para as Mulheres de São Paulo. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 23, n. 74, 2018. DOI: 10.12660/cgpc.v23n74.73188. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/73188. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariana Mazzini Marcondes, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB). É aluna no Curso de Doutorado em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ana Paula Rodrigues Diniz, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)

Graduada e Mestra em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É aluna no Curso de Doutorado em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP).