Competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública como Escola de Governo (1986-2016)

Conteúdo do artigo principal

Manuela Silva Ramos
https://orcid.org/0000-0001-5739-6593
Monica de Aguiar Mac-Allister Silva
http://orcid.org/0000-0002-4852-1898

Resumo

Esse artigo versa sobre competência organizacional em administração pública. O objetivo é compreender as competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo. Para cumprimento desse objetivo, adota-se uma abordagem teórico-metodológica histórica, utilizando-se, como técnicas de levantamento de informações, pesquisa documental e entrevista com recurso à história oral temática; e, como técnica de análise, a análise temática. Nessa compreensão histórica, evidenciaram-se como competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP no cumprimento de seu propósito como escola de governo: ter a marca ENAP; formar competência para a gestão; ser espaço de encontro de competências; e interpretar demandas. A história dessas competências organizacionais foi marcada por processos adaptativos, emergentes e incrementais, o que fez a ENAP como escola de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA RAMOS, M.; SILVA, M. de A. M.-A. Competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública como Escola de Governo (1986-2016). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 26, n. 83, 2021. DOI: 10.12660/cgpc.v26n83.80861. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/80861. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manuela Silva Ramos, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutora e Mestre em Administração (UFBA), com graduação em Secretariado Executivo (UFBA) e Administração Pública (UFS). Atualmente é professora efetiva do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal da Sergipe. Líder do Tema 1: Estado, Organizações e Gestão Pública: reformas e inovações da Divisão de Administração Pública da ANPAD (2019-2020;2020-2022). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: organizações, gestão pública, metodologia de pesquisa qualitativa, história organizacional.

Monica de Aguiar Mac-Allister Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Arquitetura (1988), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (1995) e doutorado em Administração (2001). É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e articularmente da Escola de Administração, tendo ensinado e orientado em diversos cursos de graduação, graduação tecnológica, bacharelado interdisciplinar, especialização, mestrados acadêmico e profissional, e doutorado, e ainda realizado atividades administrativas e de editoria. Atua também como técnica e consultora em administração, arquitetura e urbanismo, destacando-se os trabalhos de planejamento e gestão urbanos, e os projetos de arquitetura e urbanismo. Desenvolveu pesquisas de caráter científico e tecnológico e publicou nos campos de administração, arquitetura, urbanismo, interdisciplinar e principalmente nos campos da administração pública e dos estudos organizacionais, tendo explorado diversas abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre gestão e organização, em diversas dimensões e escalas e também de diversos tipos; e ainda investigado a produção de conhecimento.

Referências

Amaral, H. K.do (2004). Escolas de Governo e Universidade: Parceria estratégica para aumentar a capacidade de governo. In: Conferência Brasil e União Européia Ampliada. Rio de Janeiro, RJ.

Amaral, H. K. do (2005). O papel da escola de governo na formação e capacitação dos quadros permanentes do Estado. Revista ResPvblica, 4(1), 85-105. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/0BxnWe4FQdTbSTUxxU3J3cGM4Nm8/edit

Barzelay, M.(2001) Research on Public Management Policy Change in Latin American Region: Conceptual Framework, Methodological Guide and Exemplars. IADB

Becker, G. V. (2004). Trajetórias de Formação e desenvolvimento de competências organizacionais da Muri Linhas de Montagem. (PhD thesis). Postgraduate program of the Economics, Management and Accounting Faculty, São Paulo University, São Paulo.

Bitencourt, C., Azevedo, D., & Froehlich, C. (2013) Na trilha das competências: Caminhos possíveis no cenário das organizações. Porto Alegre: Bookman.

Braun, V., & Clark, V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. doi:10.1191/1478088706qp063oa

Bryson, J. M., Ackermann, F., & Eden, C. (2007). Putting the Resource-Based View of Strategy and Distinctive Competencies to Work in Public Organizations. Public Administration Review, 67(4). Recuperado de: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc /download?doi=10.1.1.475.6767&rep=rep1&type=pdf. doi: 10.1111/j1540621020000754x

Cellard, A. (2008). A análise documental. In: Poupart J., Deslauriers, J.-P., Groulx, L.-H., Laperriere, A., Mayer, R. , & Pires, A. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 127-153) Rio de Janeiro: Vozes.

Clark, P., & Rowlinson, M. (2004). The treatment of history in organization studies: towards an ‘historic turn’? Business History, 46(3), 331- 352. doi: 10.1080 / 0007679042000219175

Cunliffe, A. (2011) Crafting Qualitative research: Morgan and Smircich 30 years on. Organizational Research Methods, (14), 647-673. doi:10.1177/1094428110373658

Dias, J. (2011). O processo de formação, desenvolvimento e renovação de competências organizacionais em uma empresa brasileira de prestação de serviços de TI. (dissertação de mestradoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).

ENAP. (2004). Respeitando a história e construindo o futuro (Folder). Brasília, DF: Ministério do Planejamento. Recuperado de http://repositorio.enap.gov.br/

ENAP. (2006). ENAP 20 anos: Caminhos de uma escola de governo. Cadernos ENAP (Edição Especial). Brasília: ENAP,104 p.

ENAP 30 Anos. (2016). Vídeo Institucional Escola de Administração Pública (Vídeo). Brasília, DF: Brasília Produtora. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=1fHCcMtE

Ferrarezi, E., Zimbrão, A., & Amorim, S. (2008). A Experiência da ENAP na Formação Inicial para a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG: 1988 a 2006. Cadernos ENAP, 33.

Fernandes, C.C.C. (2015). Escolas de governo: Conceito, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil. In: VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, DF.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C . (2001). Construindo o conceito de competência. Revista Administração Contemporânea, 5 (special edition). doi: 10.1590/S1415-65552001000500010.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C . (2004). Alinhando estratégia e competências. Revista Administração de Empresas, 44(1),44-57. doi:10.1590/S0034-75902004000100012

Gaetani, F. (1994). Escolas de Governo: Limites e condicionalidades. Revista do Serviço Público, 2, p.116).

Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso.

Holanda, N. (2005). O contexto de criação da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Revista de Políticas e Gestão Governamental, 4(1), 17-38. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/0BxnWe4FQdTbSZUpQcmJH Vl9SWFU/edit

Kaehler, C. G. (2013). Framework de avaliação de competências organizacionais: O caso de uma empresa brasileira de agenciamento marítimo. (dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre)

Martins, H. F. (2003). Uma teoria da fragmentação de políticas: Desenvolvimento e aplicação na análise de três casos de políticas de gestão pública. (tese de PhD Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro).

Meihy, J. C. S., & Ribeiro, S. L.S. (2011). Guia Prático de história oral. São Paulo: Contexto.

Munck, L., & Dias, B. G. (2013). Avanços e Desafios da Conceituação e Operacionalização das Competências Organizacionais. In: Anais Eletrônicos do XXXVII Encontro da Associação Nacional Dos Programas de Pós-graduação em Administração. Rio de Janeiro, RJ.

Pacheco, R. S. (2000). Escolas de Governo: Tendências e desafios - ENAP Brasil em perspectiva comparada. Revista do Serviço Público, 51(2), 35-53. doi:10.21874/rsp.v51i2.324

Pacheco, R. S (2002) Escolas de governo como centros de excelência em gestão pública: A perspectiva da ENAP-Brasil. Revista do Serviço Público, 53(1), 75-88. doi:10.21874/rsp.v53i1.280

Quintana, R. (2009) O processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em uma instituição do setor público. (2009).(dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.)

Ruas, R., Ghedine, T., Dutra, J. S., Becker, G. V., & Dias, G. B. (2005). O conceito de competência de A à Z – análise e revisão nas principais publicações nacionais entre 2000 e 2004. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasília, DF.

Silva, M. R. (2017). História organizacional da ENAP: Uma análise dos papéis desempenhados e das competências desenvolvidas. (tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador).