Avanços e retrocessos nas ações governamentais de promoção do consumo sustentável A experiência brasileira

Conteúdo do artigo principal

Verônica Macário de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-4194-9047
Alexandre de Araújo Gomes Júnior
http://orcid.org/0000-0002-5665-9715
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
http://orcid.org/0000-0002-7835-5851
Suzanne Érica Nóbrega Correia
http://orcid.org/0000-0003-3613-234X

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o nível de contribuição das políticas públicas adotadas pelo Governo Brasileiro para a promoção do consumo sustentável. Considera-se que os níveis e padrões de consumo da sociedade contemporânea são insustentáveis, causando danos à sociedade e ao meio ambiente, o que requer a adoção de ações e estratégias que sejam capazes de promover o consumo sustentável. Nesse processo, os governos são fundamentais devido à sua posição estratégica e à sua capacidade de influenciar produtores e consumidores, equilibrando a relação entre eles, adotando políticas estruturantes capazes de institucionalizar uma agenda nacional com foco na sustentabilidade e criando um contexto favorável às mudanças nas práticas de consumo. Em termos metodológicos, optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, por meio de uma pesquisa documental. Os resultados demonstram que, embora existam políticas públicas que contribuem para a promoção do consumo sustentável, a falta de continuidade delas poderá comprometer possíveis efeitos positivos no longo prazo; e que há uma grande lacuna entre a compreensão científica atual sobre consumo sustentável e como esse campo está sendo articulado nas políticas implementadas pelo governo brasileiro.

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Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, V. M. de; GOMES JÚNIOR, A. de A.; TEODÓSIO, A. dos S. de S.; CORREIA, S. Érica N. Avanços e retrocessos nas ações governamentais de promoção do consumo sustentável: A experiência brasileira. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 26, n. 84, 2021. DOI: 10.12660/cgpc.v26n84.81400. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/81400. Acesso em: 27 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutorado em Administração (PUC - Minas)Doutora em Administração (PROPAD/UFPE)Professora Adjunta UAAC/UFCGProfessora Permanente PPGA/UFCGLíder do NIEGS

Alexandre de Araújo Gomes Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em administração PPGA/UFCGBacharel em administração pela UFCG

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, PUC Minas

Associate Professor, Postgraduate Program in Management (PPGA)Dean / Research Center on Ethics and Social Management (NUPEGS)
Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas)

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universida Federal de Campina Grande

Pós-Doutorado em Administração (PPGA/UFPB)Doutora em Administração (PROPAD/UFPE)Professora Adjunta UAAC/UFCGProfessora Permanente PPGA/UFCG

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