Curricularização da extensão: a experiência do curso de administração pública da Faculdade de Ciências Aplicadas UNICAMP

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Angela Christina Lucas
https://orcid.org/0000-0002-5630-8093
Juliana Pires de Arruda Leite
https://orcid.org/0000-0002-4048-9029
Oswaldo Gonçalves Junior
http://orcid.org/0000-0002-3033-3741
Paulo Van Noije
https://orcid.org/0000-0002-4380-2535
Rodrigo Ribeiro de Sousa
https://orcid.org/0000-0002-9531-2255

Resumo

A emergência da chamada curricularização da extensão universitária, expressa em um marco legal recente, ao passo que vem reforçando o caráter indutor da extensão por mudanças concretas na pesquisa e no ensino tradicionais, coloca uma série de desafios para que as instituições de ensino superior (IES) se adaptem a essa nova realidade. É no esforço de promover a reflexão crítica
sobre iniciativas de integração entre práticas pedagógicas e extensionistas no Campo de Públicas que este artigo se insere. Nossos objetivos são problematizar e refletir a respeito dos desafios da curricularização da extensão nesse campo à luz da experiência do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mediante metodologia de observação participante. O curso vem aprimorando suas práticas pedagógicas desde as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, de 2014, e esse movimento ganhou impulso após a Resolução CNE/CES nº 7, de 2018, com a implementação de iniciativas que integram disciplinas em projetos de impacto social.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LUCAS, A. C.; PIRES DE ARRUDA LEITE , J.; GONÇALVES JUNIOR, O.; VAN NOIJE, P.; RIBEIRO DE SOUSA, R. Curricularização da extensão: a experiência do curso de administração pública da Faculdade de Ciências Aplicadas UNICAMP. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 28, p. e88038, 2023. DOI: 10.12660/cgpc.v28.88038. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/88038. Acesso em: 14 abr. 2024.
Seção
Fórum: Campo de Públicas no Brasil: avanços e perspectivas no ensino, na pesquisa e na extensão
Biografia do Autor

Oswaldo Gonçalves Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) - Unicamp

Professor Doutor e Coordenador do Curso Bacharelado em Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP). Professor Pleno no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Possui experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuou em diversas organizações como especialista e gestor. Como pesquisador, tem especial interesse pelos seguintes temas: Administração Pública; Burocracia; Análise e Avaliação de Políticas Públicas; Sociologia Econômica; Tecnologia da Informação; Gestão e Mudança Organizacional; Novos arranjos institucionais; Ciências Sociais Aplicadas em perspectiva com Políticas Públicas; Ambiente, Educação e Desenvolvimento.

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