Campo de Públicas no Brasil: Avanços e perspectivas no ensino, na pesquisa e na extensão

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Lindijane Almeida
https://orcid.org/0000-0002-8520-3530
Fernando Abrucio
https://orcid.org/0000-0002-3883-9915
Magda Lima Lúcio
Edgilson Tavares
https://orcid.org/0000-0002-2145-8796
Maria Isabel Rodrigues
https://orcid.org/0000-0003-3243-7162

Resumo

Este número especial da Cadernos de Gestão Pública e Cidadania contribui decisivamente para contar história do Campo de Públicas, que ganhou um enorme impulso com a transformação do Estado e da sociedade brasileira em prol da profissionalização da Administração Pública e da expansão das políticas públicas como mecanismo de garantia da cidadania e combate às desigualdades. Tal processo maior começou com a Constituição de 1988 e foi beneficiado por uma série de transformações nas políticas sociais e de gestão ocorridos por mais de duas décadas. Num plano mais direto, o Campo ganhou envergadura com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e com ações dos governos estaduais. Os novos cursos alimentaram-se das poucas experiências já existentes e adicionaram novos olhares para as estruturas curriculares e acadêmicas de cursos, gerando inovadores processos formativos interdisciplinares. Pensar, formar e agir diferente para confrontar problemas públicos persistentes, este foi o leitmotiv.

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Como Citar
ALMEIDA , L.; ABRUCIO, F.; LÚCIO, M. L.; TAVARES, E.; RODRIGUES, M. I. Campo de Públicas no Brasil: Avanços e perspectivas no ensino, na pesquisa e na extensão. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 28, p. e88700, 2023. DOI: 10.12660/cgpc.v28.88700. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/88700. Acesso em: 14 abr. 2024.
Seção
Fórum: Campo de Públicas no Brasil: avanços e perspectivas no ensino, na pesquisa e na extensão