Resposta das escolas à pandemia de COVID-19: uma análise da rede estadual de Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Além dos efeitos sanitários e econômicos, a pandemia de Covid-19 representou um choque nos sistemas educacionais, com o fechamento das escolas. Em Minas Gerais, foi adotado o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp), seguido por estratégias e resultados
heterogêneos em cada escola. Diante disso, o presente artigo busca compreender e analisar a forma pela qual se deu a resposta das escolas públicas mineiras à pandemia em 2020 e 2021, quanto às principais estratégias adotadas para a continuidade das atividades e aos seus possíveis efeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza
qualitativa, baseada em pesquisa documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados demonstram a validade das estratégias oficiais, mas também sinalizam suas limitações e críticas quanto a seus conteúdos e aplicabilidade. Ainda, perdas de aprendizagem e impactos referentes à saúde, à socialização e ao engajamento nos estudos foram constatados, influenciados pelos contextos socioeconômicos das comunidades escolares.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cadernos Gestão Pública e Cidadania comprometem-se a contribuir com a proteção dos direitos do autor. Nesse sentido:
- assegura ao autor os direitos morais e de uso de seu artigo;
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades (iThenticate);
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado por Cadernos Gestão Pública e Cidadania podem ser visualizados em Ética e Conduta.
Referências
Aureliano, F. E. B. S., & Queiroz, D. E. (2023). As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, 39. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39080/37452
Bacalhau, P., & Menezes, V. (2022). Estratégias para promover a recuperação de aprendizagem. Políticas Educacionais em Ação. FGV EBAPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), Edição n. 17. https://ceipe.fgv.br/sites/ceipe.fgv.br/files/artigos/pb_recuperacao_da_aprendizagem_3a_prova_1.pdf
Câmara, R. H. (2013). Análise de conteúdo: Da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179-191. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf
Carrança, T. (2022). Crise de saúde mental nas escolas: ‘Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos’. BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62613309
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. (2021). TIC Educação – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras 2020. Cetic.br. https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2020/
Conselho Nacional de Secretários de Educação. (2022). Ano letivo e ações emergenciais nas redes estaduais de ensino. Consed. https://consed.org.br/coronavirus
Costa, B. L. D. (2005). A que induzem os mecanismos de indução? O Fundef, as relações intergovernamentais e o ensino fundamental (Tese de doutorado em Sociologia e Política, Universidade Federal de Minas Gerais).
Costa, B. L. D., & Brandão, L. (2022). A resposta educacional dos municípios à Covid-19: Diversidade, trajetória e desigualdades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 27(n.87). https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/86203
Costa, B. L. D., & Brandão, L. A. de L. (2021). Acesso e exclusão educacional durante a pandemia COVID-19 (Nota Técnica n. 2). Observatório das Desigualdades. http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Nota-Tecnica-no2-Exclusao-Educacional.pdf
Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. (2022). Resultados do Proeb de 2019 e 2021. DAAP/SEE-MG
Instituto Butantan. (2022). Qual a diferença entre SARS-CoV-2 e Covid-19? Prevalência e incidência são a mesma coisa? E mortalidade e letalidade? https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/qual-a-diferenca-entre-sars-cov-2-e-covid-19-prevalencia-e-incidencia-sao-a-mesma-coisa-e-mortalidade-e-letalidade
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2021). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil – Educação Básica. Brasília, DF. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2022). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil – Educação Básica. Brasília, DF. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19
Koslinski, M. C., & Bartholo, T. L. (2021). A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, 32. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8314
Organization for Economic Cooperation and Development. (2021). The state of global education: 18 months into the pandemic. https://www.oecd-ilibrary.org/education/the-state-of-global-education_1a23bb23-en
Organização das Nações Unidas. (2020). Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. ONU News. https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881
Redes da Maré, & Instituto Unibanco. (2022). Covid-19 e o acesso à educação nas 16 favelas da Maré: Impactos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/covid-19-e-o-acesso-a-educacao-nas-16-favelas-da-mare-impactos-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental-e-no-ensino-medio,43e8e512-94d5-4b4d-91e0-6547318488ab?utm_source=site&utm_medium=referral&utm_campaign=acesso_educacao_cedoc&utm_id=acesso+educa%C3%A7%C3%A3o
Reimers, F. A. (2000). Educación, desigualdad y opciones de política en América Latina en el siglo XXI. Revista Iberoamericana de Educación, (23), 21-50. https://rieoei.org/historico/documentos/rie23a01.htm
Resolução SEE n. 4.310, de 17 de abril de 2020. (2020). Dispõe sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cumprimento da carga horária mínima exigida. Minas Gerais. https://www.jornalminasgerais.mg.gov.br/?dataJornal=2020-04-18
Resolução SEE n. 4.644, de 25 de outubro de 2021. (2021). Dispõe sobre o funcionamento do Ensino Presencial na Rede Estadual de Ensino, revoga a Resolução SEE nº 4506/2021, de 22 de fevereiro de 2021 e revoga a Resolução SEE n°4310/2020, de 17 de abril de 2020, e dá outras providências. Minas Gerais. https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4644-21-r%20-%20Public.%2026-10-21.pdf
Secretaria de Educação de Minas Gerais. (2020a). Superintendências Regionais de Ensino – SREs. https://www2.educacao.mg.gov.br/sobre/servicos-18/superintendencias-regionais-de-ensino
Secretaria de Educação de Minas Gerais. (2020b). Documento orientador regime especial de atividades não presenciais - Versão 2. https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/2020/INSPECAO_ESCOLAR/DOCUMENTO_ORIENTADOR_REGIME_ESPECIAL_DE_ATIVIDADES_N%C3%83O_PRESENCIAIS_Vers%C3%A3o_2.pdf
Secretaria de Educação de Minas Gerais. (2021). Retomada das atividades presenciais. https://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/parceiro/retomada-das-atividades-presenciais
Secretaria de Educação de Minas Gerais. (2022). Se liga na educação. Legislações e Publicações. https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/legislacoes-publicacoes
Secretaria de Saúde de Minas Gerais. (2022). Coronavírus. Legislação. https://coronavirus.saude.mg.gov.br/legislacao
Sepúlveda, A. (2021). A transformação digital da educação: Conectar as escolas, empoderar os alunos. In TIC Educação – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras 2020 (pp. 105-117). Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2020/
Tarabini, A. (2020). ¿Para qué sirve la escuela? Reflexiones sociológicas en tiempos de pandemia global. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 13(2), 145-155. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/17135
Todos pela Educação. (2022). Divulgação de Saeb e Ideb 2021 traz risco de comparações indevidas. https://todospelaeducacao.org.br/noticias/divulgacao-de-saeb-e-ideb-2021/?utm_source=Nota+Saeb+Site&utm_id=posicionamento+saeb
World Bank. (2021). Acting now to protect the human capital of our children: The costs of and response to COVID-19 pandemic’s impact on the education sector in Latin America and the Caribbean. World Bank.