Resposta das escolas à pandemia de COVID-19: uma análise da rede estadual de Minas Gerais

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Melissa Dias Queiroz
https://orcid.org/0009-0009-2189-5919
Bruno Lazzarotti Diniz Costa
https://orcid.org/0000-0001-5972-4175

Resumo

Além dos efeitos sanitários e econômicos, a pandemia de Covid-19 representou um choque nos sistemas educacionais, com o fechamento das escolas. Em Minas Gerais, foi adotado o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp), seguido por estratégias e resultados
heterogêneos em cada escola. Diante disso, o presente artigo busca compreender e analisar a forma pela qual se deu a resposta das escolas públicas mineiras à pandemia em 2020 e 2021, quanto às principais estratégias adotadas para a continuidade das atividades e aos seus possíveis efeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza
qualitativa, baseada em pesquisa documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados demonstram a validade das estratégias oficiais, mas também sinalizam suas limitações e críticas quanto a seus conteúdos e aplicabilidade. Ainda, perdas de aprendizagem e impactos referentes à saúde, à socialização e ao engajamento nos estudos foram constatados, influenciados pelos contextos socioeconômicos das comunidades escolares.

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Como Citar
DIAS QUEIROZ, M.; LAZZAROTTI DINIZ COSTA, B. Resposta das escolas à pandemia de COVID-19: uma análise da rede estadual de Minas Gerais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 29, p. e90520 , 2024. DOI: 10.12660/cgpc.v29.90520. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/90520. Acesso em: 2 jul. 2024.
Seção
Artigos

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