Missão

A GV-executivo é uma revista de artigos tecnológicos e tem como missão disseminar o estado da arte do conhecimento em gestão, visando gerar impacto nas práticas organizacionais.

A revista busca alinhar-se com os grandes temas da agenda executiva:

  • Sustentabilidade, ESG e economia circular
  • Relações e negócios internacionais
  • Diversidade e questões de gênero
  • Liderança transformacional
  • Finanças comportamentais
  • Cadeias e redes produtivas
  • Empreendedorismo social
  • Governança corporativa
  • Estratégias de ruptura
  • Transformação digital
  • Governo e sociedade
  • Ética e transparência
  • Gestão de pessoas
  • Inovação aberta

São de especial interesse da revista textos que contribuam para o alinhamento das práticas organizacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

 

Foco

GV-executivo é uma revista acadêmica generalista voltada a gestores, professores, estudantes e pesquisadores de administração e áreas afins.

A revista pretende, principalmente, que seus textos constituam material didático para uso em programas profissionais de pós-graduação.

Como revista de artigos tecnológicos, valorizamos submissões que tragam novos conhecimentos para a solução de desafios complexos da gestão contemporânea, tenham como foco a aplicabilidade e replicabilidade desses conhecimentos e tragam transformações nas organizações.

GV-executivo tem periodicidade trimestral, com publicação ágil em fluxo contínuo, e publica artigos originais, avaliados por pares.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente.

Os artigos submetidos à GV-executivo devem apresentar as seguintes características:

  • Tratar de questões atuais e relevantes da administração.
  • Prover perspectivas inovadoras e fomentar a reflexão crítica.
  • Prover soluções com aplicabilidade e replicabilidade para questões relevantes.
  • Refletir o estado da arte do conhecimento.
  • Ter sólida fundamentação científica.
  • Trazer conteúdo informativo e atraente.
  • Prover leitura fluida e acessível, evitando o hermetismo.
  • Constituir ferramenta para transformar práticas organizacionais.

 

Tipos de artigos

GV-executivo aceita os seguintes tipos de artigos:

  • Artigos de pesquisa, baseados em pesquisa qualitativa, quantitativa ou mista, que usem o rigor científico para explicar fenômenos importantes a para ajudar a construir soluções para problemas complexos. Limite: 5000 palavras.
  • Relatos de intervenção, baseados na aplicação de métodos tais como Pesquisa Ação e Design Science, que tragam casos exemplares, com grandes lições aprendidas para os leitores. Limite: 5000 palavras.
  • Revisões sistemáticas da literatura, que organizem o estado da arte do conhecimento em temas relevantes, facilitando seu uso por professores e gestores. Limite: 5000 palavras.
  • Artigos de posicionamento, que apresentem e sustentem visões inovadoras sobre questões emergentes e desafiadoras, levando os leitores a saírem de suas zonas de conforto. Limite: 3000 palavras.

 

Normas gerais

GV-executivo:

  • Adota os princípios de ciência aberta, com: (1) disponibilização gratuita dos conteúdos em acesso aberto; (2) estímulo à disponibilização de dados de pesquisa; (3) aceitação de artigos disponibilizados em preprints; e (3) processo de revisão por pares aberto (quando autorizado por autores e avaliadores).
  • Aceita apenas artigos originais, que não estejam em processo de revisão por outros periódicos.
  • Aceita trabalhos oriundos de artigos apresentados em congressos científicos e artigos baseados em teses ou dissertações.
  • Não cobra taxa de submissão ou de publicação.
  • Agiliza a publicação dos artigos em fluxo contínuo, preservando os números trimestrais.

 

Processo de avaliação e publicação

O processo de avaliação ocorre em três etapas:

  1. Avaliação preliminar do texto: confirmação de adequação à linha editorial; avaliação da adequação do formato e passagem pelo sistema de detecção de similaridades – prazo estimado: duas semanas.
  2. Avaliação do texto: avaliação por pares, focando rigor e relevância – prazo estimado: quatro semanas.
  3. Ciclo de aperfeiçoamento: interação entre autores e avaliadores – prazo estimado: quatro a doze semanas.

Quando aprovado, a preparação para publicação envolve quatro etapas adicionais:

  1. Adequação de estilo: tratamento do texto, com apoio do editor associado, visando adequar linguagem ao perfil dos leitores da revista – prazo estimado: duas semanas.
  2. Revisão ortográfica e gramatical – prazo estimado: duas semanas.
  3. Diagramação alinhada ao projeto gráfico-visual pré-definido;
  4. Produção de arquivos XML com foco em fortalecer a interoperabilidade do conteúdo editorial.