Esta é uma versão desatualizada publicada em 03.10.2022. Leia a versão mais recente.

HFSC e a formação de pesquisadores das humanidades

perspectivas trazidas pela pandemia

Autores

  • Douglas da Costa Cardinot Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Professor Substituto e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática
  • Sabina Alexandre Luz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Doutoranda em História

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v14n22.2022.84722

Palavras-chave:

Ciências Humanas e Sociais, Pandemia da COVID-19, Science Studies

Resumo

A pandemia do novo coronavírus trouxe para primeiro plano discussões sobre as ciências. Com elas, diferentes questões como controvérsias científicas, processos de validação e o caráter consensual e de coprodução das ciências ganharam espaço no debate público e político, evidenciando visões muitas vezes simplistas sobre o entrelaçamento entre ciência e sociedade. Neste sentido, apontamos que as discussões realizadas pelos science studies e pelos campos de História, Filosofia e Sociologia das Ciências (HFSC) enquanto disciplinas plenas podem trazer contribuições significativas para este debate. Isto posto, o objetivo principal desse artigo é analisar de que maneira a crise sanitária de COVID-19 evidenciou a necessidade de ampliar a formação de pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais de forma a abarcar discussões mais profundas sobre as ciências e seus processos de desenvolvimento. Indicamos, ao final, algumas potencialidades do aporte de HFSC nessas formações.

Referências

ÁVILA, G. Ciência, objeto da história. São Paulo: Alameda, 2019.

BENCHIMOL, J.; TEIXEIRA, L. A., Cobras, lagartos & outros bichos: uma história comparada dos institutos Oswaldo Cruz e Butantan. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz, UFRJ, 1993.

BERLIVET, L.; LÖWY, I., Hydroxychloroquine controversies: Clinical Trials, Epistemology and the Democratization of Science, Medical Anthropology Quaterly, vol. 34, Issue 4, pp. 525-541, 2020.

CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. O Círculo de Viena e o Empirismo Lógico. Cadernos de Filosofia e Ciências Humanas, p. 98-106, 1995.

DASTON, L., Historicidade e objetividade. Tradução de Derley M. Alves e Francine Iegelski (org. Tiago Santos Almeida), São Paulo: LiberArs, 2017.

FUNCK-BRENTANO, C.; SALEM, J-E. Retracted: Chloroquine or hydroxychloroquine for COVID-19: why might they be hazardous?, The Lancet, May 2020. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31174-0/fulltext>. Acesso em: 08/09/2021.

FORATO, Thaís; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco. História das Ciências e Ensino de Ciências: Historiadores das ciências e educadores: frutíferas parcerias para um ensino de ciências reflexivo e crítico, Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 137-141, jul./dez., 2014.

FORATO, Thaís C. M.; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

GANDOLFI, Haira E.; FIGUEIRÔA, Silvia F. de M. Formação de professores e pesquisa em história das ciências. EDUCA, v. 4, n. 8, p.3-28, maio/ago. 2017.

GAUTRET, P., LAGIER, J. C., PAROLA, P., et al. Hydroxychloroquine and azithromycin as a treatment of COVID-19: results of an open-label non-randomized clinical trial. International journal of antimicrobial agents, vol. 56, Issue 1, July 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.ijantimicag.2020.105949>. Acesso em: 08/09/2021.

GAVROGLU, Kostas. Uma categoria historiográfica útil – a prática científica. In: GAVROGLU, Kostas. O passado das ciências como história. Porto Editora, 2007.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.

HARDING, Sandra. Objectivity & Diversity – Another Logic of Scientific Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.

HOYNINGEN-HUENE, P.; SANKEY, H. (Ed.). Incommensurability and related matters. Springer Science & Business Media, 2013.

JASANOFF, S. (Ed.). States of knowledge: the co-production of science and the social order. Routledge, 2004.

KUHN, T., A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAMONTAGNE, P.,; AGORITSAS, T.; SIEMIENUIK, R.; ROCHWERG, B,; et al. A living WHO guideline on drugs to prevent covid-19. BMJ, 372, n. 526, march 2021.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2000.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton: Princeton University Press, 1986.

LIVINGSTONE, David N. Putting science in its place. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

LONGINO, Helen E. Can There Be A Feminist Science?. Feminism and science, p. 45-57, 1990.

MACHIELS, J. D., BLEEKER-ROVERS, C. P., HEINE, Rob ter, RAHAMAT-LANGENDOEN, J., et. al. Reply to Gautret et. al: hydroxychloroquine sulfate and azithromycin for COVID-19: what is the evidence and what are the risks? International journal of antimicrobial agents, vol. 56, Issue 1, 2020.

MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda M. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019.

MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras neste caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703–737, 2015.

MARTINS, R., A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, Cibelle Celestino (org.), Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

MOULINES, Carlos U. O desenvolvimento moderno da filosofia da ciência (1890-2000). São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2020.

MOURA, Cristiano B.; GUERRA, Andreia. História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?. RBPEC, v. 16, n. 3, p. 725–748, 2016a.

MOURA, Cristiano B.; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; LIMA, Nathan Willig. Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic. Science & Education, v. 30, n. 3, p. 501-525, 2021.

NYHART, Lynn K. Historiography of the History of Science. In: LIGHTMAN, B. A Companion to the History of Science - Wiley Blackwell Companions to World History. John Wiley & Sons, cap. 1, 2016.

ORESKES, N. Why trust science?. Princeton and Oxford: Princeton UniversityPress, 2019.

ORESKES, N.; CONWAY, E. M., Merchants of Doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming, New York: Bloomsbury Press, 2010.

PRESTES, M. B.; CALDEIRA, Ana M. de A., Introdução. A importância da história da ciência na educação científica, Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009.

PIMENTEL, J. La Revolucíon Científica. In: Artola, M. (dir.) Historia de Europa: Tomo II. Madrid: Espasa Calpe, p. 163–238, 2007.

PIMENTEL, J. ¿Qué es la historia cultural de la ciencia?. ARBOR Ciência, Pensamento y Cultura, n. 743, p. 417-424, maio-junho 2010.

SHAPIN, S.; SHAFFER, S. Leviathan and the Air-Pump. Princeton: Princeton University Press, 1985.

TEIXEIRA, L. A., A trajetória do Instituto Butantan: pesquisa e produção de imunobiológicos para a saúde pública, Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 15, p. 165-174, jan./jul., 2016.

Publicado

03.10.2022

Versões