“SAMO© à Deriva”:
Jean-Michel Basquiat e Guy Debord em uma leitura situacionista do filme “Downtown 81”
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v14n22.2022.85581Palavras-chave:
Basquiat, Debord, Situacionismo, Teoria da DerivaResumo
Este artigo propõe uma interlocução dialógica entre a Teoria da Deriva - criada pelo pensador francês Guy Debord para o movimento vanguardista de confrontamento da espetacularização da cultura conhecido como 'Internacional Situacionista' (1957) – e as intervenções estéticas de Jean-Michel Basquiat pelas ruas de Nova York no filme Downtown 81 (2000), protagonizado pelo pintor americano nos primórdios de sua notoriedade na efervescência cultural nos anos 80. Pretende-se explorar as nuances da flaneurie de Basquiat - vagando pelo território do chamado Low Manhattan, transitando entre habitantes do underground citadino e grafitando as ruas com as mensagens críticas de seu heterônimo “SAMO©” - como um ato de anarquismo e intervenção do cotidiano apregoado pelos situacionistas.
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