Esta é uma versão desatualizada publicada em 03.10.2022. Leia a versão mais recente.

“SAMO© à Deriva”:

Jean-Michel Basquiat e Guy Debord em uma leitura situacionista do filme “Downtown 81”

Autores

  • Hélio Ricardo Rainho

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v14n22.2022.85581

Palavras-chave:

Basquiat, Debord, Situacionismo, Teoria da Deriva

Resumo

Este artigo propõe uma interlocução dialógica entre a Teoria da Deriva - criada pelo pensador francês Guy Debord para o movimento vanguardista de confrontamento da espetacularização da cultura conhecido como 'Internacional Situacionista' (1957) – e as intervenções estéticas de Jean-Michel Basquiat pelas ruas de Nova York no filme Downtown 81 (2000), protagonizado pelo pintor americano nos primórdios de sua notoriedade na efervescência cultural nos anos 80. Pretende-se explorar as nuances da flaneurie de Basquiat - vagando pelo território do chamado Low Manhattan, transitando entre habitantes do underground citadino e grafitando as ruas com as mensagens críticas de seu heterônimo “SAMO©” - como um ato de anarquismo e intervenção do cotidiano apregoado pelos situacionistas.

Referências

Referências

BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. BeloHorizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011b. (Coleção Todas as Artes).

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CARERI, Francesco. Walkscapes: O Caminhar como Prática Estética. Trad. Frederico

Bonaldo. 1. Ed. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

COVERLEY, Merlin. Psychogeography. London: Pocket Essentials, 2006.

DEBORD, Guy. Report on the Construction of Situations and on the International Situationist Tendency's Conditions of Organization and Action. Cosio d’Arroscia, 1957. Disponível em: <http://www.cddc.vt.edu/sionline/si/report.html>. Acesso em: 28 nov 2019.

____________. Perspectives For Conscious Changes in Everyday Life. Internationale Situationniste, Vol. 6, 1962. Disponível em: <http://voidnetwork.gr/wp- content/uploads/2016/09/Perspectives-for-Conscious-Alterations-in-Everyday-Life-by- Guy-Debord.pdf> . Acesso em 23 nov 2019.

______________. Teoria da Deriva. In: JACQUES, Paola Berenstein. Org. Apologia da Deriva: Escritos Situacionistas sobre a Cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

GREENBERG, Clement. Estética Doméstica. São Paulo: Cosac Naify, 2013. ROSNAY, Jöey. The Macroscope. 1979. Disponível em: <http://pespmc1.vub.ac.be/macrbook.html>. Acesso em 29 nov. 2019.

SAGGESE, Jordana Moore. Reading Basquiat: Exploring Ambivalence in American Art.California: University of California Press, 2014.

THOMPSON, Robert Farris; RICARD, Renee. Jean-Michel Basquiat. Minneapolis: Rizzoli International Publications, 2015.

TJABBES, Pieter; DEITCH, Jeffrey. Jean-Michel Basquiat: obras da coleção Mugrabi. Tradução: John Norman, Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Art Unlimited, 2018.

WARSH, Larry. Basquiat-isms. New Jersey: Princeton University Press, 2019. ZAERA-POLO, Alejandro. Arquitetura em Diálogo. São Paulo: Ubu Editora, 2016

Publicado

03.10.2022

Versões