O cinema castanhalense nas circularidades sociais de ‘Memórias do Cine Argus’ (2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n24.2023.89279

Palavras-chave:

Cinemas do Pará, Cinemas de Rua, Recepção, Memória, Memória Oral

Resumo

Este trabalho observa de maneira contextual e analítica o processo de interação comunitária em torno do curta-metragem “Memórias do Cine Argus”, lançado em 2014 e dirigido pelo cineasta paraense Edivaldo Moura. O filme aborda parte da trajetória do cinema de rua multicultural chamado “Cine Argus” (1938-1995), que se firmou no município de Castanhal, no estado do Pará. O texto destaca uma série de coletividades sociais firmadas na trajetória de recepção e circulação do curta-metragem e como resultado, foi identificado que o filme funciona como uma forma de preservação audiovisual das memórias que circundavam o Cine Argus ao produzir a sua própria escritura específica do cinema de rua castanhalense através das memórias de parte dos moradores do município.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA) / Mestrando em História Social da Amazônia

Mestrando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa: "ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS". Graduação em Licenciatura Plena em História pela FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ de Castanhal Pará, sob bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). É membro do Grupo de Pesquisa em História do Tempo Presente na Amazônia da Universidade Federal do Pará e do Grupo de Pesquisa em História e Cinema (GEPEHCINE) da Universidade Estadual de Goiás. No início da graduação, procurou desenvolver estudos sobre determinadas interações sociais voltadas à patrimônios históricos do século XX das cidades de Belém e Castanhal no estado do Pará. Porém, atualmente ao adentrar no mestrado acadêmico, procurou se enveredar de maneira interdisciplinar nas relações entre a história e o cinema amazônico contemporâneo, embargando também, nas áreas que envolvem a cultura audiovisual, a historia oral no cinema e nas práticas de história pública voltadas à produções fílmicas. Se interessa também pelo estudo social da cinematografia paraense desenvolvida durante a segunda metade do século XX.

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Publicado

21.12.2023

Edição

Seção

Artigo Livre