“Você também é responsável”: a campanha publicitária do Mobral na Revista Veja (1970-1975)
DOI:
https://doi.org/10.12660/rm.v14n24.2023.89286Palavras-chave:
História da Educação, Mobral, Campanha Publicitária, Revista Veja, História CulturalResumo
O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), instituído pela ditadura militar como proposta educacional destinada ao público adulto, prometia reduzir o índice de analfabetismo no país. O projeto se preocupava em propagar e fortalecer o ideário ditatorial em seus anúncios e conteúdo, por isso, neste artigo, analisaram-se diferentes tipos de propagandas do período de 1970 a 1975, veiculadas na Revista Veja, considerando capas, anúncios publicitários e reportagens acerca do tema. A análise dessa temática se sustenta com referência na História Cultural, em autores como Le Goff (1996), Pesavento (2005) e Burke (2011). Constatou-se que a campanha publicitária do MOBRAL na Revista Veja contribuiu para a propagação de uma memória aliada aos feitos da ditadura militar
Referências
Referências
ANDRADE, Paula Deporte de. A formação da infância do consumo - um estudo sobre crianças nos anúncios publicitários da revista Veja. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2011.
BURKE, Peter. Variedades de história cultural. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CUNHA, Luiz Antonio; GÓES, de Moacir. O Golpe Na Educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
FÁVERO, Osmar; FREITAS, Marinaide. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011.
FAVERO, Osmar; MOTTA, Elisa. (Org.). Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, Volumes 1, 2 e 3. 1. ed. Petrópolis: Editora De Petrus et Alii - FAPERJ, 2015.
GERMANO. José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4.ed. Campinas: Unicamp, 1996.
LEMES, Ercília Alves. Educação do campo e direitos humanos: uma proposta contra -hegemônica para os sujeitos do Campo. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
MACCARI, Érika Cristina Celestino Pascoal. Revista Veja: a propaganda e a sustentabilidade ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2010.
MARION, Ursulina Rozete Antunes. Plano Nacional de Educação: os discursos sobre as metas educacionais nas revistas Veja e Época. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2012.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge. BARROS, Antonio. (Org.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Letícia Borges de. Educação no campo: MOBRAL no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 2003.
PEDERIVA, Ana Cristina. O MOBRAL faz mais do que ensinar a ler e a escrever: manifestações biopolíticas para o controle de adultos analfabetos em Varginha-MG (1970-1985). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2015.
PESAVENTO, S. J. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
SILVA, Carla Luciana Souza. Veja: o indispensável partido neoliberal (1989 a 2002). 2005. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal Fluminense/UNIOESTE, Niterói, 2005.
SILVA, Veronice Mastella da. De anônimos a heróis: discursos sobre o câncer de 1973 a 2013 no gênero reportagem de popularização da ciência na revista VEJA. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
SILVA, Danielly Cardoso da. "Você deveria ter vergonha de viver num país com tantos analfabetos": A Campanha Publicitária do MOBRAL na Revista Veja (1970-1975). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.
Fontes
BRASIL, Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Lei de criação do MOBRAL. Brasília, 1967.
BRASIL. Fundação Movimento brasileiro de alfabetização. Alfabetização: um projeto Brasileiro. Rio de Janeiro, 1972.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. MOBRAL: sua origem e evolução. Rio de janeiro, 1973.
OS convocados. Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, nº 109, 09/09/1970
ANALFABETOS: isto vai acabar. Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, nº 117, 02/12/1970.
EDUCAÇÃO não se faz com discurso. Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, nº 150, 21/07/1971
AJUDE o MOBRAL com segundas intenções. Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, nº 313, 04/09/1974
IBGE. Censo Demográfico, 1970. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br /series.aspx?no=4&op=0&vcodigo =CD101&t=taxa-analfabetismo-pessoas-15-anos-mais. Acesso em 20/11/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danielly Cardoso da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.