Protagonistas femininas nos filmes brasileiros comerciais contemporâneos

Autores

  • Bárbara Malta Rabello

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v14n24.2023.89303

Palavras-chave:

Representação, Gênero, Cinema brasileiro, Filmes comerciais. Protagonistas femininas.

Resumo

Tendo como objeto os filmes brasileiros de longa-metragem de ficção lançados comercialmente entre 2002 e 2017 e que tenham obtido no mínimo 500 mil espectadores, o presente artigo, por meio de análises quantitativas e qualitativas, pretende lançar um olhar sobre alguns aspectos da representação feminina no cinema comercial brasileiro, verificando qual o espaço ocupado por obras protagonizadas por mulheres no âmbito geral de nossa produção comercial, bem como analisando as temáticas narrativas predominantes no discurso dessas personagens e suas relações com os estereótipos de gênero.

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A dona da história. Direção: Daniel Filho. Produção de Lereby Productions. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2004.

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Confissões de adolescente – o filme. Direção: Daniel Filho e Cris D’Amato. Produção de Angelo Gastal. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2014.

De pernas pro ar. Direção: Roberto Santucci. Rio de Janeiro: Downtown films, 2011.

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Divã. Direção: José Alvarenga Jr. Produção de Walkiria Barbosa. Rio de Janeiro: Downtown films, 2009.

É fada!. Direção: Cris D'Amato. Produção de Angelo Gastal. Rio de Janeiro: Imagem Filmes, 2016.

Elis. Direção: Hugo Prata. Produção de Antonio Irivan de Souza. Rio de Janeiro: Downton films, 2016.

Ensaio sobre a cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Produção de Andrea Barata Ribeiro e Niv Fischman. Rio de Janeiro: Fox films do Brasil, 2008.

Fala sério, mãe!. Direção: Pedro Vasconcelos. Produção de André Carreira. Rio de Janeiro: Paris Filmes, 2017.

Linda de morrer. Direção: Cris D’Amato. Produção de Iafa Britez. Rio de Janeiro, 2015.

Loucas pra casar. Direção: Roberto Santucci. Produção de Mayra Lucas. Brasil: Downtown films, 2016.

Maria, mãe do filho de Deus. Direção de Moacyr Góes. Produção de Diler Trindade. Brasil: Columbia tristar pictures do Brasil, 2003.

Meus 15 anos. Direção: Caroline Fioratti. Produção de Jatir Eiró.Rio de Janeiro

Minha mãe é uma peça. Direção de André Pellenz. Produção de Iafa Britez. Rio de Janeiro: Downtown films,2013.

Minha mãe é uma peça 2. Direção: César Rodrigues. Produção de Camila Medina. Rio de Janeiro, Downtown films, 2016.

Muita calma nessa hora. Direção: Felipe Joffily. Produção de Augusto Cazé. Rio de Janeiro: Netflix, 2010

Muita calma nessa hora 2. Direção: Felipe Joffily. Produção de Augusto Cazé. Rio de Janeiro: Downtown films, 2014.

Muito gelo e dois dedos d'água. Direção: Daniel Filho. Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro: Globo films, 2006.

Olga. Direção: Jayme Monjardim. Produção de Rita Buzzar. Rio de Janeiro: Globo filmes, 2004.

Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou. Direção: Marcus Baldini & Suzana Garcia. Produção de Bianca Villar. Rio de Janeiro: Downtown films, 2014

Primo Basílio. Direção: Daniel Filho. Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro: Disney Pictures, 2007.

Qualquer gato vira-lata. Direção: Tomas Portella. Produção de Rômulo Marinho Júnior. Rio de Janeiro: Downtown films, 2011.

Qualquer gato vira-lata 2. Direção: Roberto Santucci e Marcelo Antunez. Produção de Heloisa Rezende. Rio de Janeiro: Paris filmes, 2015

S. O. S. mulheres ao mar. Direção: Cris D'Amato. Produção de Julio Uchoa. Rio de Janeiro: Buena Vista, 2014.

S.O.S. mulheres ao mar 2. Direção: Cris D’Amato. Produção de Julio Uchoa. Rio de Janeiro: Europa filmes, 2015.

Tô ryca!. Direção: Pedro Antônio. Produção de Mayra Lucas & Paula Bocatto. Rio de Janeiro: Paris filmes, 2016.

Um namorado para minha mulher. Direção: Júlia Rezende. Produção de Globo Filmes. Rio de Janeiro: Paris filmes, 2016.

Zuzu Angel. Direção: Sérgio Rezende. Brasil: Warner Bros, 2006

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Publicado

21.12.2023

Edição

Seção

Jornada Discente 2022