Capitalismo de vigilância e plataformização da educação

um estudo discursivo midiológico

Autores

  • Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira University of California, Berkeley

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n24.2023.89419

Palavras-chave:

Capitalismo de Vigilância; Plataformização da Educação; Análise do Discurso; Mediologia; Democracia.

Resumo

Partindo do conceito de Capitalismo de Vigilânica (ZUBOFF, 2021), este artigo tem como objetivo analisar, de acordo com a Mediologia de Régis Debray (2000) e a Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2008), os efeitos da plataformização do mercado de trabalho (PESSANHA, 2021) e consequentemente a plataformização da educação diante do aumento do número de escolas e universidades públicas brasileiras que terceirizam o armazenamento de seus dados para empresas que monopolizam o espaço digital, conhecidas como GAFAMT (Google, Amazon, Facebook, Apple, Microsoft e Twitter). Este estudo também tem como objetivo analisar os sentidos de democracia e como tais sentidos são deslizados para o ciberespaço, propondo uma reflexão sobre o conceito de ciberdemocracia proposto por Lévy (1999).

Biografia do Autor

Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, University of California, Berkeley

Visitor scholar em Berkeley Language Center 

Professora efetiva no Instituto Federal de São Paulo campus Cubatão

Mestre em Educação

Doutoranda em Linguistica na Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

21.12.2023