O setor da música na cidade de Bauru

trajetórias e características do mercado atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v15n24.2023.89630

Palavras-chave:

Arranjo produtivo local, Setor da música, Economia criativa

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória da música na cidade de Bauru, organizada por décadas, ressaltando suas origens, que ilustram o setor da música na cidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica seguida de um levantamento (survey), tendo como referência categorias de um arranjo produtivo local da música, com o objetivo de apresentar estudos preliminares sobre o setor da música na cidade de Bauru. Após esta análise da história da música na cidade até os dias atuais, identificaram-se as diversas transformações que o setor sofreu ao longo dos anos tanto no setor público, como no setor privado.

Biografia do Autor

Camila Roberta Muniz Serra, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia, Curso de Doutorado (FAAC UNESP). Mestre em Engenharia de Produção (FEB UNESP). Graduada em Serviço Social (ITE Bauru), pós-graduada em Gestão Empresarial (ITE Bauru e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (Senac São Paulo). Intercâmbio em Empreendedorismo realizado na Babson College (Boston, EUA). Professora no Centro Universitário de Bauru (ITE) e na FGP, ministrando disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas sobre Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos e Ciências Sociais. Consultora em empreendedorismo, com o Plano de Negócio Circular. Empreendedora cultural, oferece cursos personalizados de música.

Juliano Mauricio de Carvalho, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas pela Unesp. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha e Universidade Carlos III de Madri. É vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação pela Umesp, mestre em Ciência Política pela Unicamp e bacharel em Jornalismo pela PUC-Campinas. Foi conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, diretor da Associação Brasileira de Televisão Universitária, coordenador do Grupo de Trabalho de Políticas de Comunicação da Intercom, vice-presidente e diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e diretor de Comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Coordenou o mestrado profissional em Televisão Digital e Mídia e Tecnologia da Unesp. Publicou artigos, capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos nas áreas de jornalismo e inovação, políticas de comunicação, gestão da informação e criatividade, economia da comunicação e da cultura e co-organizou as coletâneas: Revisitando MacBride: utopias e distopias (2021), Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020), Políticas de Comunicação: Instituições, Tecnologia e Regulação (2019), Jornalismo e convergência (2014), Economia política da comunicação: digitalização e sociedade (2013) e O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital (2010).

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Publicado

21.12.2023

Edição

Seção

Artigo Livre