Imagens Indeléveis:

fotografia documental da Universidade Estadual de Maringá

Autores

Palavras-chave:

Crítica, Estética, Fotografia, Educação, Universidade

Resumo

Imagens Indeléveis é o resultado da análise, realizada em estágio pós-doutoral, sobre a condição da fotografia documental em sua duplicidade e transversalidade enquanto produto da atividade estética e fonte para a pesquisa em História da Educação. Ao estabelecer a crítica estética como referência de análise sobre a educação, supôs a crítica histórica como cariz metodológico. A fotografia é de natureza experimental do fazer artístico visual com a composição de luz e de sombra para a construção da representação imagética do espaço público e do uso que se faz dele. Combinou, na prática, os elementos da street photography, da fotografia de arquitetura e de paisagem urbana, bem como, elementos do fotojornalismo e da atividade de pesquisa teórico-conceitual.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O Fogo e o Relato: ensaios sobre a criação, escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018.

BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. ln: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. 2ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BERARD, Franco (Bifo). The Second Coming. Medfort, MA: Polity Press, 2019.

BERGER, John. Para Entender uma Fotografia. Organização e introdução de Geoff Dyer. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BRIDE, Jhon. A Nova Idade das Trevas: a tecnologia e o fim do futuro. São Paulo: Todavia, 2019.

CARROLL, Henry. Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis de Lugares. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

CAZAVECHIA, William. A Educação Para Além da Sala de Aula no Pensamento de Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Curitiba: CRV, 2017.

CAZAVECHIA, William. A Fome de Image e a Docência da Remota Mente. In: SILVA, Ligiane Aparecida da; SANTOS, Christina Aparecida. Telas da Incerteza: o ensino remoto segundo docentes da educação superior. Curitiba: CRV, 2021.

CAZAVECHIA. William. A Educação na Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Dialética, 2023.

DEBORD, Guy. La Société du Spectacle. Paris: Éditions Gérard Lebovici,1989.

DUARTE, Rodrigo. FIGUEIREDO, Virginia; KANGUSSU, Imaculada (Orgs.). Theoria Aesthetica. Em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: Escritos, 2005.

FABRIS, Annateresa. O Desafio do Olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FABRIS, Annateresa. O Desafio do Olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume II. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a Mídia: novos diálogos sobre educação. 2ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FURTADO, Beatriz; DUBOIS, Philippe (orgs.). Pós-Fotografia, Pós-Cinema: novas configurações da Imagem. São Paulo: Edições Sesc, 2019.

GULLA, Maria Madalena Sorato. Fotografia, História e Memória: Contribuição para a história local. ln: PARANÁ, Governo do Estado. O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense - produção pedagógica. Cadernos PDE. Volume II. Versão OnLine. Maringá: 2010.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica Estética da Mercadoria. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

JAPPE, Anselme. La Société Autophage: capitalisme, démesure et autodestruction. Paris: La Découvert, 2017.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 4ª Edição Ampliada. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em Educação Segundo McLuhan. 15ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1982.

LÖWY, Michel (org.). Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009.

MACHADO, Arlindo. A Ilusão Espetacular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

MAHER, James. The Essentials of Street Photography. New York: Dave Beckerman, 2012.

MARCUSE, Herbert. Art and Liberation. London and New York: Routledge, 2007.

MARIANO, Alessandro (et al.). Educação Contra a Barbárie: por escolas democráticas e a vontade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

McLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1972.

PELEGRINI, Sandra; ZANIRATO, Sílvia Helena. Dimensões da Imagem: Interfaces Teóricas e Metodológicas. Maringá: Eduem, 2005.

RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SIGNORINI, Roberto. A Arte do Fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

SONTAG, Susan. Ensaios Sobre Fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1983.

SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. Malden, MA: Polity Press, 2017.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. De la Estética de la Recepción a una Estética de la Participación. Ciudad Universitária, México DF: UNAM, 2007.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As Ideias Estéticas de Marx. 3ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

21.12.2023

Edição

Seção

Produção Artística Visual