Mídias no ensino remoto:
um estudo de caso no ensino superior
DOI :
https://doi.org/10.12660/rm.v15n24.2023.89930Mots-clés :
Recurso pedagógico, Ensino remoto, Covid-19, Mídia, Enfoque histórico-culturalRésumé
O objetivo deste estudo é analisar a utilização de recursos pedagógicos midiáticos durante o ensino remoto, em uma instituição pública de ensino superior no estado de São Paulo, durante a pandemia de Covid-19. A fundamentação teórica pauta-se no enfoque histórico-cultural que proporciona reflexões teórico-práticas sobre a mediação de signos e instrumentos na formação humana e nos processos pedagógicos no ensino superior. O objeto da pesquisa de campo é delimitado pela participação de docentes em grupos focais, no contexto das TDIC. Os resultados revelam a potencialidade das mídias como recurso pedagógico, incorporadas ao ensino a partir do esforço dos professores, como possibilidade para dar continuidade ao processo educativo, apesar das dificuldades enfrentadas no período de pandemia.
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© Ana Paula Barbosa, Maria Eliza Mattosinho Bernardes 2023
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