Dinâmicas de letramento midiático e combate à desinformação no período eleitoral

Autores

  • ELAINE JAVORSKI SOUZA

Palavras-chave:

Letramento Midiático; Desertos de Notícias; Eleições; Desinformação; Pesquisa-ação.

Resumo

Este artigo pretende perceber como dinâmicas de letramento midiático podem auxiliar na compreensão dos estudantes de Ensino Médio sobre os processos de desinformação em momentos de agitação e polarização social, como é o caso dos períodos eleitorais. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação na fase que antecedeu as eleições de 2022 na escola Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, no interior da Amazônia Oriental. As atividades envolveram a capacitação de alunos, produção de material didático, produtos audiovisuais e rádio itinerante. A pesquisa foi acompanhada pela realização de questionários, entrevistas, grupos focais e diário de campo e teve como base reflexões sobre educação midiática e processos de desinformação, especialmente em locais considerados desertos de notícias. As conclusões apontam que há uma percepção positiva sobre o processos de letramento midiático embora a infraestrutura restrita de acesso a equipamentos e conexão de qualidade à internet no ambiente escolar dificulte ações nesse campo.

Referências

ABERNATHY, P. M. The Rise of a New Media Baron and the Emerging Threat of News media Deserts. The University of North Carolina Press: Center for Innovation and Sustainability in Local Media, 2016.

ANGROSINO, M. V. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009

AGUADED, Ignacio et al. Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática na era pós-COVID-19. São Paulo, Palavra aberta, 2021.

AGUADED, I.; Romero-Rodríguez, L.M. Mediamorfosis y desinformación en la infoesfera: Alfabetización mediática, digital e informacional ante los cambios de hábitos de consumo informativo. Education in the Knowledge Society, 16(1), 44-57, 2015.

ALLCOT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, 31(2), 211-236, 2017.

BENNETT, Lance e LIVINGSTON, Steven. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication. 1 abril 2018. vol. 33, no. 2, p. 122–139.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em: 04 abri 2022

CABALLERO, Francisco Sierra; EYZAGUIRRE, Lucía Benítez. Redes sociales y comunicación para el desarrollo. In M. Martínez Hermida, J. A. Brandariz, X. Lage y M. Vázquez. (Coords.), Comunicación y desarrollo. pp. 251 - 273. Buenos Aires (Argentína)La Crujía, 2013.

COOKE, Nicole A.. Fake news and alternative facts: information literacy in a post-truth era. Chicago: ALA Editions. ALA Editions special reports, 2018.

COSENTINO, Gabriele. Social media and the post-truth world order: the global dynamics of disinformation. Place of publication not identified: SPRINGER NATURE, 2020.

CUNHA, H.S. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: AE/MEC, 1998

DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, abr. 2018. v. 18, n. 32, p. 155–169.

FLICK, Uwe (org.). The SAGE handbook of qualitative data analysis. Los Angeles: SAGE, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1984.

HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade. V. I. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 2003.

MOGNON, Jocemara Ferreira. Motivação para aprender na escola. Psico-USF (Impr.), Itatiba,v.15, n.2, p.273-275. Mai./ago, 2010.

JAVORSKI, E.; BARGAS, J. O contexto midiático na região de Carajás-PA: Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, 7 out. 2022. v. 24, n. 2, p. 168–186.

LOPES M. B.; MOREIRA, A. Educação para os Media nas escolas: referências e recursos para professores. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2(1), 18-25, 2022.

MAIA, R.; PRUDENCIO, K.; VIMIEIRO, A. C. (Org.). Democracia em ambientes digitais: eleições, esfera pública e ativismo. Salvador: EDUFBA, 2018.

NAPOLI, Philip M.; STONBELY, Sarah; MCCOLLOUGH, Kathleen; RENNINGER, Bryce, Assesssing the Health of Local Journalism Ecosystems: A Comparative Analysis of Three New Jersey Communities, Prepared for the Democracy Fund, the Geraldine R. Dodge Foundation, and the John S. and James L. Knight Foundation, 2015.

OLIVEIRA, M. L. P. De; SOUZA, E. D. De. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Em: BEZERRA (ORG. ), A. C.; SCHNEIDER (ORG. ), M. (Org.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. [S.l.]: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2022, p. 77–86.

PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel; MOURA, Pedro. Níveis de Literacia Mediática: estudo exploratório com jovens do 12º ano. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2015.

PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, 2001.

PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a).

RAFSKY, Sara G. Media Mecca or News Desert? Covering local news in New York City. Tow Center for Digital Journalism: Columbia University, 2020.

RECUERO, Raquel; SOARES, Felipe; ZAGO, Gabriela. Polarização, hiperpartidarismo e câmaras de eco: como circula a Desinformação sobre COVID-19 no Twitter. Contracampo, Niterói, v. 40, n. 1, p. XX-YY, jan./abr. 2021.

SANTIN, Janaína Rigo; PRA, Marlon Dai. Relações de poder e democracia: como regular a desinformação no ecossistema das big-techs. V. 27, N 2. Revista Pensar: Fortaleza, 2022.

SHATTO B, Erwin K. Moving on From Millennials: Preparing for Generation Z. J Contin Educ Nurs. 1;47(6):253-4, 2016.

VEEN, Win e VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. TraduçãoVinícius Figueiredo. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M. The platform society. Oxford University Press, 2018.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe report,2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disordertoward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em:20 jan. 2021.

Downloads

Publicado

21.12.2023