EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.12660/oit.v3n2.5696Resumo
Nesta edição, contamos com a publicação de cinco artigos e de uma resenha. O primeiro artigo, de autoria de Paula e Luciana Maines, aborda um tema muito importante para a sobrevivência das empresas no mercado competitivo: a estratégia de CRM. Tal ferramenta possibilita aos gestores melhor conhecimento a respeito de seus clientes, proporcionando redução de seus custos. Trata-se de um estudo de caso concernente à rede de hotéis do Rio Grande do Sul.
O segundo artigo, de autoria de Grazielle Fraga e Alejandro Gutierrez, busca a melhor compreensão de como a gestão por competências pode ser útil no sentido de orientar o desenvolvimento das competências multifuncionais, bem como o fortalecimento da cultura interna em um hotel, relacionando ocupação e padrão.
Edgar Luiz Tomazzi é autor do terceiro artigo; que versa elementos do desenvolvimento regional, com base em análise de um destino turístico: A Região das Hortênsias (Serra Gaúcha). Os estudos de campo foram realizados por meio de contatos com as organizações que constituem o Comitê Gestor do Programa Hortênsias: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias; Prefeituras Municipais e Secretarias de Turismo; Associações Comerciais; e Sebrae.
A imagem de Belo Horizonte - um estudo para sua identificação por meio da técnica de configuração de imagem de produto é o título do quarto artigo dessa edição e tem, como objetivo, identificar quais características são importantes para que Belo Horizonte se destaque como local ideal para ser escolhida como destino, além de identificar a imagem dessa cidade como destinação ou espaço turístico.
O quinto e último artigo apresenta assuntos atuais, como tecnologia da informação e comunicação, economia digital, relação de agências de viagens brasileiras com a nova tecnologia, entre outros. Os autores, Carla Renata de Oliveira Maranhão e Fernando Gomes de Paiva Júnior, elaboraram um estudo de caso a respeito da empresa Recife Software & Technology Ltda.
Por fim, terminamos a nossa edição de junho com uma resenha, preparada por Jonas da Silva Abreu, referente ao livro "Como produzir eventos sem medo".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e sua submissão implica autorização para sua publicação pelo autor. Não serão pagos direitos autorais. É permitida a publicação parcial dos trabalhos, desde que identificada a fonte.Os originais apresentados serão considerados definitivos, submetidos à revisão e enviados ao autor para aprovação final