Desenvolvimento de competências multifuncionais na hotelaria

Autores

  • Alejandro Gutierrez
  • Grazielle Linhares Fraga Reis

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v3n2.5698

Resumo

O presente artigo busca compreender a importância do desenvolvimento das competências multifuncionais para a hotelaria. Tais competências, como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, irão compor o profissional para as necessidades dos hotéis de forma a desenvolver uma polivalência de funções. Existem alguns fatores que irão influenciar no desenvolvimento das competências de cada colaborador, como o porte, a ocupação e a sazonalidade do hotel, e que, por sua vez, serão influenciados também pela cultura predominante na organização. Com base no estudo, foram identificados quatro perfis de profissionais relacionados com a ocupação e o padrão do hotel: multipolivalentes, multiplicadores, multiespecialistas e multifuncionais, que são melhores explicados no presente artigo. Assim, busca-se compreender como a gestão por competências pode ser útil para orientar no desenvolvimento das competências multifuncionais, bem como no fortalecimento da cultura interna de um hotel, relacionando-se ocupação e padrão.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo