Desenvolvimento de competências multifuncionais na hotelaria
DOI:
https://doi.org/10.12660/oit.v3n2.5698Resumo
O presente artigo busca compreender a importância do desenvolvimento das competências multifuncionais para a hotelaria. Tais competências, como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, irão compor o profissional para as necessidades dos hotéis de forma a desenvolver uma polivalência de funções. Existem alguns fatores que irão influenciar no desenvolvimento das competências de cada colaborador, como o porte, a ocupação e a sazonalidade do hotel, e que, por sua vez, serão influenciados também pela cultura predominante na organização. Com base no estudo, foram identificados quatro perfis de profissionais relacionados com a ocupação e o padrão do hotel: multipolivalentes, multiplicadores, multiespecialistas e multifuncionais, que são melhores explicados no presente artigo. Assim, busca-se compreender como a gestão por competências pode ser útil para orientar no desenvolvimento das competências multifuncionais, bem como no fortalecimento da cultura interna de um hotel, relacionando-se ocupação e padrão.Downloads
Publicado
2008-01-01
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os trabalhos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e sua submissão implica autorização para sua publicação pelo autor. Não serão pagos direitos autorais. É permitida a publicação parcial dos trabalhos, desde que identificada a fonte.Os originais apresentados serão considerados definitivos, submetidos à revisão e enviados ao autor para aprovação final