Empreendendo no turismo: uma análise do comportamento empreendedor dos dirigentes das agências de viagens brasileiras ante a nova economia

Autores

  • Fernando Gomes de Paiva Júnior
  • Carla Renata de Oliveira Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v3n2.5701

Resumo

A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem-se expandido pelos vários segmentos da economia e transformado as suas relações e a sua dinâmica, eliminando barreiras de tempo e de distância. Em turismo, observa-se esse fenômeno, de forma decisiva, na estrutura de distribuição — as agências de viagens. Nesse contexto, este estudo se propõe a analisar o comportamento empreendedor dos dirigentes de agências de viagens brasileiras ante a economia digital. Assim, reuniram-se, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, conhecimentos sobre essa nova economia e realizou-se um estudo de caso com a empresa Recife Software & Technology Ltda., especializada em desenvolver soluções em TIC. As mudanças requeridas pelo ambiente de negócios contemporâneo requerem conhecimento sobre as novas tecnologias e suas aplicações, além dos modelos de negócio empreendedores que viabilizam a inovação tecnológica do setor.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo