A utilização de tecnologias self-service nos serviços bancários e a sua influência no comportamento do consumidor em Portugal

Autores

  • João F. Proença
  • Maria Antónia Rodrigues

Palavras-chave:

Tecnologias self-service, Comportamento consumidor, ATM, Internet banking, Banca telefónica

Resumo

A banca comercial tem introduzido novas tecnologias self-service (TSS) no contacto com os clientes, que permitem ao cliente aceder ao serviço de uma forma autónoma e intemporal. Esta opção tem alterado a natureza do processo do serviço e o comportamento do cliente. A investigação aqui apresentada analisa o impacto no comportamento do consumidor da utilização de tecnologias «self-service», nomeadamente das ATM, da banca telefónica e do Internet Banking. Apresenta-se uma revisão da literatura e um estudo empírico que recolheu dados através de um questionário efetuado a 300 indivíduos que representam em termos de região, sexo e classes etárias, a população adulta portuguesa residente no continente. A investigação mostra os dados demográficos dos utilizadores de tecnologias «self-service» dos serviços bancários portugueses, discute o seu comportamento e verifica que os utilizadores de TSS revelam uma maior intenção de recompra, propensão para reclamar e maior sensibilidade ao preço do que os não utilizadores.

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Publicado

2011-01-11

Como Citar

PROENÇA, J. F.; RODRIGUES, M. A. A utilização de tecnologias self-service nos serviços bancários e a sua influência no comportamento do consumidor em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1-2, p. 62–77, 2011. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78808. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos