Adaptando as definições de mercado relevante nos mercados digitais: lições da experiência do Cade

Autores

  • Victor Fernandes Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
  • Marcus Vinicius Silveira de Sá Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.12660/rda.v283.2024.90080

Palavras-chave:

Direito Antitruste, Defesa da Concorrência, Mercados Digitais, Plataformas, Mercado Relevante

Resumo

O presente trabalho busca avaliar e discutir, a partir da experiência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as principais sugestões teóricas indicadas pela doutrina para solucionar as dificuldades relacionadas à aparente (in)compatibilidade da ferramenta de definição de mercado relevante e sua metodologia clássica com os mercados de plataformas digitais. Para a pesquisa, utilizou-se do método do levantamento bibliográfico, aprofundando-se as pesquisas por meio de artigos científicos e estudos econômicos. Além disso, discutiram-se os principais precedentes do Cade em que a definição de mercado relevante em plataformas digitais foi discutida de forma mais aprofundada. O estudo realizado demonstrou que, embora não tenham sido verificados precedentes em que o Cade tenha aplicado algumas das variações ao teste Small but Significant and Non-transitory Increase in Price (SSNIP) sugeridas pela doutrina, a autoridade nacional apresenta uma tendência a não realizar uma estrita definição de mercado relevante, fazendo uso simultâneo de diferentes proxies para aferição de poder de mercado.

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Biografia do Autor

Victor Fernandes, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Professor de direito econômico e de direito da concorrência nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Doutor em direito comercial pela Universidade de São Paulo (FDUSP), mestre em direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em direito pela mesma instituição de ensino.

Marcus Vinicius Silveira de Sá, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Coordenador de análise antitruste na Superintendência-Geral do Cade. Mestre em direito econômico e desenvolvimento pelo IDP, especialista em defesa da concorrência e direito econômico pela Fundação Getulio Vargas e em direito empresarial e contratos pelo Centro Universitário de Brasília.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Fernandes, V., & Sá, M. V. S. de. (2024). Adaptando as definições de mercado relevante nos mercados digitais: lições da experiência do Cade. Revista De Direito Administrativo, 283(2), 93–120. https://doi.org/10.12660/rda.v283.2024.90080

Edição

Seção

Artigos