Adaptando as definições de mercado relevante nos mercados digitais: lições da experiência do Cade
DOI:
https://doi.org/10.12660/rda.v283.2024.90080Palavras-chave:
Direito Antitruste, Defesa da Concorrência, Mercados Digitais, Plataformas, Mercado RelevanteResumo
O presente trabalho busca avaliar e discutir, a partir da experiência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as principais sugestões teóricas indicadas pela doutrina para solucionar as dificuldades relacionadas à aparente (in)compatibilidade da ferramenta de definição de mercado relevante e sua metodologia clássica com os mercados de plataformas digitais. Para a pesquisa, utilizou-se do método do levantamento bibliográfico, aprofundando-se as pesquisas por meio de artigos científicos e estudos econômicos. Além disso, discutiram-se os principais precedentes do Cade em que a definição de mercado relevante em plataformas digitais foi discutida de forma mais aprofundada. O estudo realizado demonstrou que, embora não tenham sido verificados precedentes em que o Cade tenha aplicado algumas das variações ao teste Small but Significant and Non-transitory Increase in Price (SSNIP) sugeridas pela doutrina, a autoridade nacional apresenta uma tendência a não realizar uma estrita definição de mercado relevante, fazendo uso simultâneo de diferentes proxies para aferição de poder de mercado.
Downloads
Referências
BERENDT, Bettina; GUNTHER, Oliver; SPIEKERMANN, Sarah. Privacy in e-commerce: stated preferences vs actual behavior. 2005. Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2005/4/6247-privacy-in-e-commerce/abstract. Acesso em: 30 ago. 2021.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ato de concentração nº 08700.001908/2019-73.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ato de concentração nº 08700.002703/2019-13.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ato de concentração nº 08700.001796/2020-94.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ato de concentração nº 08700.000059/2021-55.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Inquérito administrativo nº 08700.002940/2019-76.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Inquérito administrativo nº 08700.004588/2020-47.
BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Inquérito administrativo nº 08700.006085/2022-78.
BRASIL. Lei nº 12.529 de 30 de novembro de 2011: Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica, entre outros. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12529.htm. Acesso em: 3 maio 2022.
CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Benchmarking internacional sobre as instituições de Defesa da Concorrência e de Proteção de Dados. 2021. Disponível em: https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos-economicos/documentos-de-trabalho/2021/Documento%20de%20Trabalho%20-%20Benchmarking-internacional-Defesa-da-Concorrecia-e-Proteacao-de-dados.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Caderno de plataformas digitais. 2021. Disponível em: https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos-economicos/cadernos-do-cade/plataformas-digitais.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Documento de trabalho 01/10. Delimitação de mercado relevante. Disponível em: https://cdn.cade.gov.br/portal-ingles/topics/publications/economic-studies/working_papers/delimitacao_de_mercado_relevante.pdf. Acesso em: 30 out 2022.
COSTA-CABRAL, Francisco; LYNSKEY, Orla. Family ties: the intersection between data protection and competition in EU Law. 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/77615074.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.
CRÉMER, Jacques; MONTJOYE, Yves-Alexandre; SCHWEITZER, Heike. Competition Policy for the digital era. 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/competition/publications/reports/kd0419345enn.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.
DEMAURO, Andrea; GRECO, Marco; GRIMALDI, Michele. A formal definition of big data based on its essential features. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299379163_A_formal_definition_of_Big_Data_based_on_its_essential_features. Acesso em: 2 abr. 2022.
EBEN, Magali. Market definition and free online services: the prospect of personal data as price. 2018. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3207201. Acesso em: 15 set. 2022.
EBEN, Magali. The antitrust market does not exist: pursuit of objectivity in a purposive process. 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3600831. Acesso em: 3 maio 2023.
EBEN, Magali; ROBERTSON, Viktoria H. S. E. The relevant market concept in competition law and its application to digital markets: a comparative analysis of the EU, US and Brazil. 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3762447. Acesso em: 21 set. 2022.
EVANS, David. S. The antitrust economics of free. 2011. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1813193. Acesso em: 31 out. 2021.
EUA. Suprema Corte. Ohio et. Al. V. American Express Co. et. Al. 585 U.S. 2018.
EUROPEAN COMMISSION. Commission decision of 18.7.2018 relating to a proceeding under Article 102 of the Treaty on the Functioning of the European Union (the Treaty) and Article 54 of the EEA Agreement (Case AT.40099 — Google Android). Disponível em: https://ec.europa.eu/competition/antitrust/cases/dec_docs/40099/40099_9993_3.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
EUROPEAN COMMISSION. Regulation (EC) Nº 139/2004. Merger Procedure Case M.8124 — Microsoft/LinkedIn. Disponível em: https://ec.europa.eu/competition/mergers/cases/decisions/m8124_1349_5.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
FERNANDES, Victor Oliveira. Direito da concorrência das plataformas digitais: entre abuso de poder econômico e inovação. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022.
FILISTRUCCHI, Lapo. A SSNIP test for two-sided markets: the case of media. 2008. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1287442. Acesso em: 28 jul. 2023.
FILLISTRUCCHI, Lapo; GERADIN, Damien; DAMMNE, Eric van; AFFELDT, Pauline. Market definition in two-sided markets: theory and practice. 2013. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2240850. Acesso em: 28 jul. 2023.
FRANCK, Jens-Uwe; PEITZ, Martin. Market definition and market power in the platform economy. 2019. Disponível em: https://cerre.eu/wp-content/uploads/2020/05/report_cerre_market_definition_market_power_platform_economy.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
FRAZÃO, Ana. Direito da concorrência: pressupostos e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2017.
GAL, Michal; ELKIN-KOREN, Niva. Algorithmic consumers. Harvard Journal of Law and Technology, v. 30, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2876201. Acesso em: 12 nov. 2021.
GENERAL COURT. Judgment of the General Court (Sixth Chamber, Extended Composition) of 14 September 2022: Case T-604/18. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:62018TJ0604. Acesso em: 20 dez. 2022.
HIRSHLEIFER, Jack. Privacy: its origin, function and future. 1980. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/724176. Acesso em: 28 ago. 2021.
INTERNATIONAL COMPETITION NETWORK. Report on the results of the ICN survey on dominance/substantial market power in digital markets. 2020. Disponível em: https://www.internationalcompetitionnetwork.org/wp-content/uploads/2020/07/UCWG-Report-on-dominance-in-digital-markets.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.
KAPLOW, Louis. Why (ever) define markets? Harvard Law and Economics Discussion Paper No. 666, Harvard Public Law Working Paper No. 11-08, 2011. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=1750302. Acesso em: 17 maio 2023.
KATHURIA, Vikas. Platform competition and market definition in the US Amex case: lessons for economics and law. 2019. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/taf/recjxx/v15y2019i2-3p254-280.html. Acesso em: 28 jul. 2023.
KATHURIA, Vikas; GLOBOCNIK, Jure. Exclusionary conduct in data-driven markets: limitations of data sharing remedy. 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/antitrust/article/8/3/511/5699250. Acesso em: 29 abr. 2022.
KATZ, Michael L. Platform economics and antitrust enforcement: a little knowledge is a dangerous thing. 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jems.12304. Acesso em: 27 jul. 2023.
KIRA, Beatriz; COUTINHO, Diogo R. Ajustando as lentes: novas teorias do dano para plataformas digitais. Revista de Defesa da Concorrência, v. 9, n. 1, p. 83-103, jun. 2021.
KOKOLAKIS, Spyros. Privacy atitudes and privacy behaviour: a review of current research on the privacy paradox phenomenon. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167404815001017. Acesso em: 30 ago. 2021.
MOTTA, Massimo. Política de concorrência: teoria e prática e sua aplicação no Brasil. Tradução de Lúcia Helena Salgado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
NEWMAN, John M. Antitrust in zero-price markets: applications. 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2681304. Acesso em: 31 out. 2021.
NIELS, Gunnar. Transaction versus non-transaction platforms: a false dichotomy in two-sided market definition. 2019. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3438913. Acesso em: 27 jul. 2023.
NORBERG, Patricia A.; HORNE, Daniel R.; HORNE, David A. The privacy paradox: personal information disclosure intentions versus behaviors. 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23860016?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 30 ago. 2021.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Competition policy and knowledge based capital: key findings. 2013. Disponível em: http://www.oecd.org/daf/competition/Knowledge-based-capital-%20KeyFindings2013.pdf. Acesso em: 3 maio 2022.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Rethinking antitrust tools for multi-sided platforms. 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/competition/Rethinking-antitrust-tools-for-multi-sided-platforms-2018.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Vectors of digital transformation. 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/vectors-of-digital-transformation_5ade2bba-en. Acesso em: 18 ago. 2021.
PODSZUN, Rupprecht. The arbitrariness of market definition and an evolutionary concept of markets. The Antitrust Bulletin 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0003603X15625109. Acesso em: 17 maio 2023.
SILVEIRA DE SÁ, Marcus V. Integrando proteção de dados e defesa da concorrência: rediscussão do papel do direito antitruste e seu ferramental clássico na economia digital movida a dados. Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Econômico e Desenvolvimento, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
SILVEIRA DE SÁ, Marcus V. O custo da privacidade: uma abordagem jurídico-econômica sobre a regulação da proteção de dados em mercados digitais de múltiplos-lados e seus impactos. In: CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Coletânea de artigos em defesa da concorrência e direito econômico: mercado médico-hospitalar e economia digital. Brasília: Cade, 2021.v. 3. Disponível em: https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/colet%C3%A2nea%20de%20artigos/VOLUME-03.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
SOLOVE, Daniel J. Conceptualizing privacy. 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3481326. Acesso em: 1º dez. 2022.
STORR, Virgil H. The social construction of the market. 2010. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1711319. Acesso em: 3 maio 2023.
TAYLOR, Curtis R. Privacy in competitive markets. 2003. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=419720. Acesso em: 30 ago. 2021.
VOLMAR, Maximilan. Marktabgrenzung bei mehrseitigen Online-Plattformen. 2017. Disponível em: https://www.zwer-online.de/heft-4-2017/zwer-2017-386-marktabgrenzung-bei-mehrseitigen-online-plattformen/. Acesso em: 28 jul. 2023.
WU, Tim. Blind spot: the attention economy and the law. 2019. Disponível em: https://scholarship.law.columbia.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3030&context=faculty_scholarship. Acesso em: 15 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Direito Administrativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.