Processo editorial na Revista Tecnológica de Administração (RETA)

Todos os trabalhos submetidos à apreciação da RETA devem ser inéditos, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, e não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico (excetuando-se trabalhos apresentados em congressos científicos, teses e dissertações).

A revista segue as diretrizes básicas da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recomenda sua leitura atenta. Todos os artigos submetidos são lidos pelos editores, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e poderão rejeitar o artigo – sem a necessidade de apresentar pareceres – que não estejam próximos ao seus objetivos ou que não respeitam os princípios e diretrizes básicos de comunicação acadêmica responsável.

Os trabalhos aprovados na fase desk review serão encaminhados para revisão por pares duplo-cego (double-blind peer review), ou seja, sem a identificação nem dos autores e nem pareceristas. Os artigos e casos de ensino serão analisados por, pelo menos, dois pareceristas que  emitem pareceres com comentários e oferecem, quando relevantes, sugestões de melhoria. Esta etapa poderá envolver reavaliações contínuas, no intuito de reunir esforços para o aprimoramento dos trabalhos. Caso não haja consenso, o artigo será enviado para mais avaliadores.

Quando um trabalho é aprovado para a publicação é submetido à edição, onde passa por revisão ortográfica e gramatical além da verificação das normas da ABNT. A versão final é enviada ao(s) autor(es) para a sua aprovação formal antes de ser publicado, não sendo aceita qualquer modificação posterior. Depois da finalização desta etapa, o artigo segue para a publicação eletrônica no portal da revista e para as bases de indexação.