As companhias brasileiras são socialmente sustentáveis? Uma análise das iniciativas nos relatórios de sustentabilidade de companhias brasileiras

Autores/as

  • Ligia Pires Pinto Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • André Terreri Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Catalunha, Espanha
  • Heloisa Bianquini Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Sustentabilidade, sustentabilidade social, responsabilidade social corporativa, compliance, direito empresarial

Resumen

Este artigo apresenta um levantamento das iniciativas de sustentabilidade social adotadas por companhias que compõem o Ibovespa, utilizando seus relatórios de sustentabilidade publicados entre 2012 e 2016 como fontes de pesquisa. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise crítica do estado da arte da gestão da sustentabilidade social no contexto corporativo brasileiro. A metodologia adotada para a coleta e a sistematização dos dados foi a teorização fundamentada em dados (TFD). Os autores observaram correlações positivas entre a adoção de iniciativas de sustentabilidade social e o número de funcionários, a capitalização de mercado e a reputação das companhias. Observou-se também que, nos relatórios de sustentabilidade, o conceito de sustentabilidade é entendido de forma a privilegiar a dimensão ambiental, em detrimento do aspecto social, com exceção dos investimentos sociais. Por fim, verificou-se que a diversidade foi negligenciada em relação a outras categorias de iniciativas.

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Publicado

2022-01-07