O problema da exclusão social na União Europeia: Pode o marketing social resolver a situação? Uma perspetiva a partir da economia do comportamento

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Marco Antonio Cruz-Morato
Antonio García Lizana
Josefa García Mestanza

Resumo

O problema da exclusão social está a crescer cada vez mais na União Europeia. Embora, aparentemente, a situação esteja a ser tratada a nível político, o panorama não é muito positivo. O que poderá estar a passar-se? Este artigo analisa a situação do ponto de vista da economia comportamental (incluindo, na interpretação da situação, os processos de estigmatização e as teorias para lidar com o stress, indo para além do modelo tradicional do homo economicus), propondo o marketing social como contributo para soluções mais eficazes, no sentido de superar a situação e de abordar o problema do ponto de vista da intervenção pública-privada.

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Como Citar
CRUZ-MORATO, M. A.; GARCÍA LIZANA, A.; GARCÍA MESTANZA, J. O problema da exclusão social na União Europeia: Pode o marketing social resolver a situação? Uma perspetiva a partir da economia do comportamento. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 28–43, 2017. DOI: 10.12660/rgplp.v16n3.2017.78374. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/78374. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos