Relações de confiança nas empresas da nova economia informacional - uma avaliação dos efeitos da incerteza sobre o comportamento organizacional

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Marco Tulio Fundão Zanini

Resumo

Este artigo parte de uma perspectiva da economia das organizações para abordar o tema confiança como um mecanismo implítico de controle dentro das empresas. O objetivo principal é estabelecer uma relação entre os efeitos das inovações institucionais que caracterizam uma Nova Economia Informacional, e possíveis variações dos níveis de confiança dentro das empresas. Numa perspectiva comparativa, busca-se caracterizar o ambiente das empresas da indústria das tecnolo-gias da informação e comunicação e outras empresas de industrias mais tradicionais da chamada Velha Economia. A hi-pótese central é que níveis inferiores de confiança poderão ser identificados nestas empresas que atuam mais proximas do paradigma da Nova Economia Informacional. Assim, o artigo sugere um conjunto de proposições para investigação empírica posterior.

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Como Citar
Zanini, M. T. F. (2005). Relações de confiança nas empresas da nova economia informacional - uma avaliação dos efeitos da incerteza sobre o comportamento organizacional. Cadernos EBAPE.BR, 3(4), 1 a 21. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/4941
Seção
Artigos