Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal

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Marina Emanuelli Belo
https://orcid.org/0000-0002-7263-8922
Thiago Cavalcante Nascimento
https://orcid.org/0000-0002-5452-8965
Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça
https://orcid.org/0000-0002-9585-7239

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se manifesta o misbehavior de empreendedores associado às práticas de sonegação fiscal em micro e pequenas empresas, sob a ótica do jeitinho brasileiro. Entende-se o conjunto de atitudes realizadas pelos membros da organização, de maneira intencional, e que resultam na violação de regras, normas e padrões sociais como misbehavior organizational. Observou-se na literatura que a formação cultural do país fortaleceu uma crença comum de que os cidadãos são constantemente prejudicados pelo sistema político, o que influencia na utilização de meios, por parte destes indivíduos, para contornar situações adversas e obter recompensas. Este mecanismo social utilizado como estratégia na solução de problemas é conhecido como jeitinho brasileiro. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas a micro e pequenos empreendedores e posteriormente a análise de conteúdo a partir de categorias de análise. Os principais resultados revelam que a sonegação fiscal é uma escolha racional do empreendedor. Embora alguns empresários tenham apresentado certa hesitação para confirmar a prática ilícita, a maior parte dos entrevistados afirmou que, ao ponderar os riscos e benefícios, o ato de sonegar é vantajoso ao pequeno negócio, uma vez que os custos com penalidades são irrisórios, considerando a baixa fiscalização.

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Como Citar
Belo, M. E., Nascimento, T. C., & Mendonça, A. T. B. B. de. (2021). Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal. Cadernos EBAPE.BR, 19(4), 918–931. https://doi.org/10.1590/1679-395120200187
Seção
Artigos

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