Um ensaio teórico de caracterização objetiva e crítica do conceito de Administração

Conteúdo do artigo principal

Paulo Tromboni de Souza Nascimento

Resumo

Este ensaio busca uma caracterização objetiva e crítica da ideia de administração. Objetiva, porque baseada na resistência que a situação organizacional opõe à atuação do administrador na busca dos resultados mensuráveis, cobrados pelos interlocutores da organização. Crítica, porque, sem desprezar a subjetividade humana, não recorre ao formalismo, nem à noção de racionalidade na construção do conceito de administração. Crítica, também, porque reformula o problema de definição para um de caracterização, supera limitações de boas tentativas anteriores e deixa uma concepção aberta a novas contribuições. O método adotado foi o da análise crítica de conceitos a partir do confronto da literatura dedicada ao tema e desta com outras relevantes e seu exame via situações hipotéticas ilustrativas. A principal contribuição é conjugar as responsabilidades do administrador e seu poder sobre os recursos e interlocução como meios para alcançar resultados vitais à própria constituição e reprodução da organização. Da rede de responsabilidades sociais viriam então o poder do administrador e suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, P. T. de S. (2014). Um ensaio teórico de caracterização objetiva e crítica do conceito de Administração. Cadernos EBAPE.BR, 12(2), 206 a 220. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/8865
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Tromboni de Souza Nascimento, FEA USP

Professor Associado do Depto. de Administração da Universidade de São Paulo (1994- ). Dedica-se à gestão estratégica sustentável da tecnologia, inovação e operações. Livre docente - USP, Mestre – INPE, e Engenheiro Eletrônico do ITA. É autor em mais de 90 trabalhos científicos. Foi Secretario Adjunto dos Transportes do Estado de São Paulo (2003-2006), Diretor Administrativo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Administração (2003-2004) e Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (1998-2001).