Un ensayo teórico de la caracterización y la crítica del concepto de Administración objetivo

Contenido principal del artículo

Paulo Tromboni de Souza Nascimento

Resumen

Este ensaio busca uma caracterização objetiva e crítica da ideia de administração. Objetiva, porque baseada na resistência que a situação organizacional opõe à atuação do administrador na busca dos resultados mensuráveis, cobrados pelos interlocutores da organização. Crítica, porque, sem desprezar a subjetividade humana, não recorre ao formalismo, nem à noção de racionalidade na construção do conceito de administração. Crítica, também, porque reformula o problema de definição para um de caracterização, supera limitações de boas tentativas anteriores e deixa uma concepção aberta a novas contribuições. O método adotado foi o da análise crítica de conceitos a partir do confronto da literatura dedicada ao tema e desta com outras relevantes e seu exame via situações hipotéticas ilustrativas. A principal contribuição é conjugar as responsabilidades do administrador e seu poder sobre os recursos e interlocução como meios para alcançar resultados vitais à própria constituição e reprodução da organização. Da rede de responsabilidades sociais viriam então o poder do administrador e suas limitações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
Nascimento, P. T. de S. (2014). Un ensayo teórico de la caracterización y la crítica del concepto de Administración objetivo. Cadernos EBAPE.BR, 12(2), 206 a 220. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/8865
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Paulo Tromboni de Souza Nascimento, FEA USP

Professor Associado do Depto. de Administração da Universidade de São Paulo (1994- ). Dedica-se à gestão estratégica sustentável da tecnologia, inovação e operações. Livre docente - USP, Mestre – INPE, e Engenheiro Eletrônico do ITA. É autor em mais de 90 trabalhos científicos. Foi Secretario Adjunto dos Transportes do Estado de São Paulo (2003-2006), Diretor Administrativo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Administração (2003-2004) e Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (1998-2001).