Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural

Conteúdo do artigo principal

Francisco Edson Rodrigues da Silva
https://orcid.org/0000-0003-0572-916X
Augusto Cézar de Aquino Cabral
https://orcid.org/0000-0001-8248-4886
Sandra Maria dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-8515-9146
Conceição de Maria Pinheiro Barros

Resumo

Valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral, suas motivações, seus comportamentos e suas atitudes. Pesquisas sobre esse tema alcançam diversos grupos, inclusive os de economia criativa, cujos produtos e serviços refletem criatividade, talento e cultura local. Nesse cenário, o setor de cosmética natural artesanal, especificamente a saboaria, propõe uma produção pautada pela sustentabilidade social, ambiental e econômica. Assim, este artigo busca analisar como os valores do trabalho se manifestam entre as artesãs-empreendedoras do setor de cosmética natural. O lócus é Fortaleza, capital do Ceará, chancelada em 2019 como cidade criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas baseadas numa adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R). O processo se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do Atlas.ti. Os resultados mostram que valores de “realização profissional” e de “relações sociais” são os temas mais mencionados, em especialmente ter um trabalho criativo e colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Evidenciou-se uma rede colaborativa e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica é a principal barreira para o crescimento do trabalho. Ademais, emergiram sentidos diversos daqueles trazidos pela teoria para os valores de estabilidade e de realização, apontando outras configurações para atividades não inseridas em modelos econômicos hegemônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, F. E. R. da, Cabral, A. C. de A., Santos, S. M. dos, & Barros, C. de M. P. (2024). Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural. Cadernos EBAPE.BR, 22(2), e2023–0131. https://doi.org/10.1590/1679-395120230131
Seção
Artigos

Referências

Andrade, T., Vieira, K. M., Estivalete, V. F. B., & Bender, R. B., Filho. (2014). A influência dos valores relativos ao trabalho nas decisões de carreira: um estudo sobre as perspectivas de discentes de instituições de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, 20(3), 625-657. https://doi.org/10.1590/1413-2311.0092013.41306

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (2023). Panorama do Setor (2023). https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor/

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Brandão, R. A., Ferraz, S. B., Lima, T. C. B. (2015). Mulheres e valores do trabalho: estudo em uma multinacional. Organizações em Contexto, 11(22), 487-514. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p487-514

Cammarosano, M. (2012). Valores relativos ao trabalho de pesquisadores em uma organização de pesquisa e desenvolvimento brasileira (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.

Campos, S. A. P., Lenhart, E. R., Fossá, M. I. T., & Balsan, L. A. G. (2017). Valores relativos ao trabalho em uma instituição pública de ensino superior. Pretexto, 18(1), 11-27. https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i1.2456

Chitac, I. M. (2022). The rationale for saturation in qualitative research: when practice informs theory. Cross-Cultural Management Journal, 24(1), 29-35. https://seaopenresearch.eu/Journals/articles/CMJ2022_I1_3.pdf

Fortunati, S., Martiniello, L., & Morea, D. (2020). The strategic role of the corporate social responsibility and circular economy in the cosmetic industry. Sustainability, 12(12), 5120. https://doi.org/10.3390/su12125120

Gouvea, R., Kapelianis, D., Montoya, M. J., & Vora, G. (2020). The creative economy, innovation, and entrepreneurship: an empirical examination. Creative Industries Journal, 14(1), 23-62. https://doi.org/10.1080/17510694.2020.1744215

Iyengar, V., & Chandrashekar, S. R. (2023). Factors that affect consumer decision making on choosing sustainable cosmetic products: an empirical study. International Journal of Progressive Research in Engineering Management and Science, 3(4), 54-67. https://www.doi.org/10.58257/IJPREMS30830

Jog, D., & Singhal, D. (2019). Pseudo green players and their greenwashing practices: a differentiating strategy for real green firms of personal care category. Strategic Direction, 35(12), 4-7. https://doi.org/10.1108/SD-07-2019-0143

Joshi, L.S., & Pawar, H.A. (2015). Herbal cosmetics and cosmeceuticals: an overview. Natural Products Chemistry and Research, 3(2), 1-8. https://www.iomcworld.com/open-access/herbal-cosmetics-and-cosmeceuticals-an-overview-43325.html

Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015. (2015). Dispõe sobre a profissão de artesão e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13180.htm

Leitão, C. (2018). A economia criativa entre virtudes e vicissitudes. Socialismo Criativo. https://www.socialismocriativo.com.br/claudia-leitao-3/

Lin, Y., Yang, S., Hanifah, H., & Iqbal, Q. (2018). An exploratory study of consumer attitudes toward green cosmetics in the UK market. Administrative Sciences, 8(4), 1-14. https://doi.org/10.3390/admsci8040071

Liobikiene, G., & Bernatoniene, J. (2017). Why determinants of green purchase cannot be treated equally? The case of green cosmetics: Literature review. Journal of Cleaner Production, 162, 109-120. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.05.204

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2021). Metodologia do trabalho científico (9a ed.). Atlas.

Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (2010). Portaria SCS/MDIC nº 29 de 05/10/2010. Torna pública a base conceitual do artesanato brasileiro para padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB em todo o território nacional.

Porto, J. B., & Pilati, R. (2010). Escala revisada de valores relativos ao trabalho (EVT-R). Psicologia. Reflexão e Crítica, 23(1), 73-82. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000100010

Porto, J. B., & Tamayo, A. (2003). Escala de valores relativos ao trabalho (EVT). Psicologia. Teoria e Pesquisa, 19(2), 145-152. https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000200006

Porto, J. B., & Tamayo, A. (2007). Estrutura dos valores pessoais: a relação entre valores gerais e laborais. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 23(1), 63-70. https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100008

Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., Estivalete, V. F. B., & Andrade, T. (2015). Valores relativos ao trabalho: testando a invariância e as diferenças de média entre os gêneros. Revista de Administração Faces Journal, 14(4), 44-64. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2647

Pratt, A. C. (2022). Toward circular governance in the culture and creative economy: learning the lessons from the circular economy and environment. City, Culture and Society, 29, 100450. https://doi.org/10.1016/j.ccs.2022.100450

Prefeitura de Fortaleza (2019, outubro 30). Fortaleza é escolhida uma das 66 cidades criativas da Unesco. https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/fortaleza-e-escolhida-uma-das-66-cidades-criativas-da-unesco

Projeto de Lei do Senado n° 331, de 2016. (2016). Altera a Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, para incluir expressamente a atividade de saboaria artesanal na Lei do Artesanato. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126859

Rodrigues, L. B., Silva, F. E. R., & Romero, C. B. A. (2021). Sou verde de verdade! Estratégias mercadológicas da economia criativa para superar a desconfiança do consumidor. Revista de Gestão Social e Ambiental, 15, e02780. https://doi.org/10.24857/rgsa.v15.2780

Santos, F. P., & Davel, E. (2022). Gestão de organizações culturais: perspectivas, singularidades e paradoxo como horizonte teórico. Cadernos EBAPE.BR, 20(1), 35-49. https://doi.org/10.1590/1679-395120200197

Schwartz, S. H. (1992). Universals in the content and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology. Academic.

Silva, F. E. R., Rodrigues, L. B., Forte, F. C., & Lima, T. C. B. (2020). Os valores do trabalho para mulheres empreendedoras na economia criativa. In Anais do 7º Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Anpad, São Paulo, SP, Brasil.

Silva, M. R. M. S., Mendonça, H., & Zanini, D. S. (2010). Diferenças de gênero e valores relativos ao trabalho. Paideia, 20(45), 39-45. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100006

Troiani, L., Sehnem, S, & Carvalho, L. (2022). Moda sustentável: uma análise sob a perspectiva do ensino de boas práticas de sustentabilidade e economia circular. Cadernos EBAPE.BR, 20(1), 62-76. https://doi.org/10.1590/1679-395120200214

Vaismoradi, M., & Snelgrove, S. (2019). Theme in qualitative content analysis and thematic analysis. Forum — Qualitative Social Research, 20(3), 1-14. https://doi.org/10.17169/fqs-20.3.3376

Veiga, H. M. S., & Parreira, S. M. (2015). Perfil empreendedor: análise de suas relações com valores relativos a trabalho e autoeficácia para criar. Revista Gestão Organizacional, 8(3), 2-27. https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2628

Veiga, H. M. S., Cortez, P. A., Miranda, B. M., & Castro, A. F., Jr. (2020). Intenção empreendedora: análise do poder preditivo do perfil empreendedor e dos valores relativos ao trabalho. Interação em Psicologia, 24(2), 164-177. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i2.67002

Vincent, K., & Thompson, S. (2022). Estimating the size and distribution of networked populations with snowball sampling. Journal of Survey Statistics and Methodology, 10(2), 397-418. https://doi.org/10.1093/jssam/smaa042

Yan, W., & Liu, S. (2023). Creative economy and sustainable development: shaping flexible cultural governance model for creativity. Sustainability, 15(5), 4353. https://doi.org/10.3390/su15054353

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)