Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural
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Resumo
Valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral, suas motivações, seus comportamentos e suas atitudes. Pesquisas sobre esse tema alcançam diversos grupos, inclusive os de economia criativa, cujos produtos e serviços refletem criatividade, talento e cultura local. Nesse cenário, o setor de cosmética natural artesanal, especificamente a saboaria, propõe uma produção pautada pela sustentabilidade social, ambiental e econômica. Assim, este artigo busca analisar como os valores do trabalho se manifestam entre as artesãs-empreendedoras do setor de cosmética natural. O lócus é Fortaleza, capital do Ceará, chancelada em 2019 como cidade criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas baseadas numa adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R). O processo se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do Atlas.ti. Os resultados mostram que valores de “realização profissional” e de “relações sociais” são os temas mais mencionados, em especialmente ter um trabalho criativo e colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Evidenciou-se uma rede colaborativa e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica é a principal barreira para o crescimento do trabalho. Ademais, emergiram sentidos diversos daqueles trazidos pela teoria para os valores de estabilidade e de realização, apontando outras configurações para atividades não inseridas em modelos econômicos hegemônicos.
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