Práticas de gestão e representações sociais do administrador: algum problema?
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Resumen
Nós examinamos, neste artigo, as representações sociais de estudantes de graduação em administração para situações em que a ética e a competitividade estão presentes de forma paradoxal. O objetivo do estudo é identificar como o sentido construído pelos estudantes sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador os leva a um determinado posicionamento simbólico acerca deste paradoxo. Tal problemática é examinada à luz da Critical Management Education e da Teoria das Representações Sociais. Nosso estudo é de natureza qualitativa e utilizamos como procedimentos metodológicos o teste de associação de palavras, o completion test para a análise de cinco casos noticiados pela mídia escrita e televisiva e a construção de desenhos-tema. Os resultados evidenciam o posicionamento simbólico ambíguo e contraditório dos estudantes em relação ao papel do administrador e à prática de gestão adequada nas referidas situações.
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Cómo citar
Borges, J. F., Medeiros, C. R. de O., & Casado, T. (2011). Práticas de gestão e representações sociais do administrador: algum problema?. Cadernos EBAPE.BR, 9(Especial), 530 a 563. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5441
Sección
Artículos
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