La música que encanta, el discurso que atrapa: la distorsión comunicativa en una tienda de departamentos

Contenido principal del artículo

Fábio Vizeu
Édna Regina Cicmanec

Resumen

Este artigo analisa a comunicação sistematicamente distorcida da gestão de uma loja de departamentos. A atenção recai sobre as práticas de comunicação que visam à motivação e o controle dos trabalhadores. Essas práticas são consideradas um refinado recurso gerencial para engendrar nos trabalhadores uma relação de dócil subserviência aos interesses de maximização de resultados econômicos. Metodologicamente, foi utilizada a abordagem da pragmática dos atos de fala, na qual se avalia as formas discursivas a partir da manipulação dos critérios de validez desses atos. Os resultados revelam o uso dissimulado da linguagem com conteúdos que sinalizam a competitividade e agressividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
Vizeu, F., & Cicmanec, Édna R. (2013). La música que encanta, el discurso que atrapa: la distorsión comunicativa en una tienda de departamentos. Cadernos EBAPE.BR, 11(1), 149 a 164. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/7866
Sección
Artículos