Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Catia Silva da Costa Moreira
Letícia Moreira Casotti
Roberta Dias Campos

Resumo

A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.

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Como Citar
Moreira, C. S. da C., Casotti, L. M., & Campos, R. D. (2018). Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, 16(1), 119–134. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/57008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Catia Silva da Costa Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Letícia Moreira Casotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada do Instituto Coppead de Administração -UFRJ

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE -UFRJ (2000)

 

Roberta Dias Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora adjunta do Instituto Coppead de Administração -UFRJ

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e em Sciences humaines et sociales pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010).