Juventudes, patrimônio disposicional e aprendizagem situada: proposição de um modelo teórico para pesquisas

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Jhony Pereira Moraes
https://orcid.org/0000-0002-1669-9181
Silas Dias Mendes Costa
https://orcid.org/0000-0001-5855-694X
Diogo Henrique Helal
https://orcid.org/0000-0002-1784-0941

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é articulara discussão entre meios populares, patrimônio disposicional e aprendizagem situada, propondo um modelo teórico para pesquisas futuras. Sugere-se que o patrimônio disposicional dos jovens de meios populares (inclinações, comportamentos e práticas sociais) seja forjado em trajetórias individuais e contextuais, implicando o processo de aprendizagem situada e a socialização. A proposta traz contribuições para a compreensão sobre juventude de uma perspectiva sociológica e de práticas sociais, diferentemente de pesquisas conduzidas no mainstream da Administração, que tendem a focalizar a formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho do ponto de vista do comportamento organizacional. Após a articulação entre os conceitos, aponta-se um modelo teórico que pode orientar estudos empíricos. Ao fim, são apresentadas algumas possibilidades para a condução dessas pesquisas.

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Como Citar
Moraes, J. P., Costa, S. D. M., & Helal, D. H. (2023). Juventudes, patrimônio disposicional e aprendizagem situada: proposição de um modelo teórico para pesquisas. Cadernos EBAPE.BR, 21(2), e2022–0130. https://doi.org/10.1590/1679-395120220130
Seção
Artigos

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