Trinks.com – plataforma digital a serviço da beleza

Conteúdo do artigo principal

Bruno Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-1455-0092
Victor Manoel Cunha de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-4433-0787

Resumo

O caso relata o dilema enfrentado por Marcel Gewerc, cofundador e CEO da Trinks.com, empresa que oferecia uma solução digital para facilitar a gestão interna dos salões de beleza e permitir o agendamento on-line dos serviços. Diante de oportunidades e ameaças vindas de dentro e de fora da indústria da beleza, Marcel avaliava alternativas para alavancar seu negócio. O caso foi desenvolvido para estimular discussões sobre envelopamento, principalmente em disciplinas de Estratégia em cursos lato sensu e stricto sensu de pós-graduação em Administração, mas também foi testado com bastante sucesso em turmas de graduação. Espera-se que, ao final da discussão do caso, os alunos possam alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem: (a) entender o modelo de negócio de plataforma (b) compreender a exponencialidade das plataformas digitais; (c) entender o conceito de ecossistema de negócio; (d) compreender o conceito de adjacência de plataformas digitais; (e) entender as estratégias de envelopamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, B., & Almeida, V. M. C. de. (2023). Trinks.com – plataforma digital a serviço da beleza. Cadernos EBAPE.BR, 21(1), e2022–0073. https://doi.org/10.1590/1679-395120220073
Seção
Estudos de Casos & Ensino

Referências

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. (2018). Site. Recuperado de https://abihpec.org.br/

Avec. (2018). Site. Recuperado de https://avec.app/negocios/

Banco Central do Brasil. (2018). Site. Recuperado de https://www.bcb.gov.br/

Boanerges & Cia. (2018). Site. Recuperado de https://www.boanergesecia.com.br/

CB Insights. (2018). Site. Recuperado de https://www.cbinsights.com/

Eisenmann, T., Parker, G. G., & Van Alstyne, M. W. (2006, outubro). Strategies for two-sided markets. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2006/10/strategies-for-two-sided-markets

Eisenmann, T., Parker, G. G., & Van Alstyne, M. W. (2011, dezembro). Platform envelopment. Strategic Management Journal, 32(12), 1270-1285. Recuperado de https://doi.org/10.1002/smj.935

Evans, D. S., & Schmalensee, R. (2016). Matchmakers: the new economics of multisided platforms. Boston, MA: Harvard Business Review Press.

Global Welness Institute. (2018). Site. Recuperado de https://globalwellnessinstitute.org/

Iansiti, M., & Levien, R. (2004, março). Strategy as ecology. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2004/03/strategy-as-ecology

Lei nº 13.352, de 27 de outubro de 2016. (2016). Altera a Lei nº 12.592, de 18 de janeiro 2012, para dispor sobre o contrato de parceria entre os profissionais que exercem as atividades de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador e pessoas jurídicas registradas como salão de beleza. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13352.htm

Portal do Empreendedor. (2018). Site. Recuperado de http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Salão VIP. (2018). Site. Recuperado de http://www.salaovip.com.br

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2016). Site. Recuperado de https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2017). Site. Recuperado de https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

SuperAgendador. (2018). Site. Recuperado de https://www.gendo.com.br/

Tiwana, A. (2014). Platform Ecosystems: Aligning Architecture, Governance, and Strategy. Waltham, MA: Elsevier.

Van Alstyne, M. W., Parker, G. G., & Choudary, S. P. (2016, abril). Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2016/04/pipelines-platforms-and-the-new-rules-of-strategy