A influência das ideologias partidárias nos gastos públicos em assistência social nas capitais brasileiras

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Fernando Scheeffer
Dinorá Baldo de Faveri
Eliel Santos da Silva Junior

Resumo

É notório que os termos “esquerda” e “direita” continuam sendo utilizados, mesmo que às vezes sem o devido rigor. Levando isso em consideração vem se estudando o quanto a ideologia impacta no comportamento dos atores políticos. Diante desse cenário, o presente trabalho explora a acepção dos termos e busca verificar em que medida há relação entre ideologia e investimentos públicos, mais especificamente direcionados à assistência social nas capitais brasileiras entre 2013 e 2016. Os investimentos foram acessados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e foi levado em consideração tanto o partido do prefeito quanto do vice-prefeito para construir o que se chamou de enquadramento ideológico (esquerda-esquerda, esquerda-direita, direita-esquerda e direita-direita). Foi acessado também o IDHM dos municípios, últimos dados disponíveis. Para análise, a pesquisa utilizou estatística descritiva e multivariada, considerando os dados por meio de três técnicas: box-plot, correlação de Spearman e regressão linear múltipla. Os resultados encontrados possibilitaram verificar que o impacto da ideologia política nos gastos sociais, contrariando o que se esperaria teoricamente, é nulo. Por sua vez, encontrou-se uma relação significativa entre IDHM e investimentos em assistência social. A variação de 1 ponto percentual em IDHM provoca uma variação positiva de 0,032 pontos percentuais no investimento (arrecadação/despesa).

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Como Citar
SCHEEFFER, F.; DE FAVERI, D. B.; DA SILVA JUNIOR, E. S. A influência das ideologias partidárias nos gastos públicos em assistência social nas capitais brasileiras. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 25, n. 80, 2020. DOI: 10.12660/cgpc.v25n80.78480. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/78480. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando Scheeffer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Sociologia Política (UFSC). Vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da UDESC Ibirama.

Dinorá Baldo de Faveri, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Finanças e Mercado de Capitais (2017). Viculada ao departamento de Ciências Contábeis da UDESC Ibirama.

Eliel Santos da Silva Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Catarina (UDESC).

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