O Programa Escola do Campo de Araraquara (SP): a EMEF Hermínio Pagotto e o assentamento Bela Vista do Chibarro

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Ricardo Bresler
Telma Hoyler
Marcela Amaral
Henrique Heidtmann
Gesley Fernandes
Marc Grau

Resumo

O artigo visa contribuir para a compreensão da centralidade que uma escola pode ocupar em uma comunidade. Descreve o Programa Escola do Campo, a gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hermínio Pagotto e a relaciona ao contexto do assentamento Bela Vista do Chibarro (Araraquara, SP). As informações foram levantadas por meio de observação participante em duas visitas de campo. O texto relata a história do Programa e da Escola, descreve equipamentos e cotidiano, compreendendo a gestão a partir das tensões presentes no contexto, e busca aprofundar a compreensão do lugar da Escola enquanto espaço de diálogo e mediação. A EMEF ocupa a centralidade da agrovila e é foco de um processo constante de produção, manutenção e recriação de seu espaço. Qualquer escola está vinculada a uma série de interesses e expectativas e o modo como lida com isso interfere nos resultados que alcança. Nesse caso, e nesse artigo, propõe-se uma compreensão por meio da aproximação da formação histórica, das lutas, das alianças e dos confl itos que produzem o lugar em que comunidade e Escola se situam, do qual são, simultaneamente, refl exo e agente. Ao reconhecer a infl uência do assentamento no cotidiano escolar, é possível encontrar na Escola as divergências entre os assentados: cada criança traz de casa um ponto de vista e encontra um lugar para dialogar com diferentes. A comunidade coloca a Escola na sua centralidade? Dada a centralidade, a Escola revigora a comunidade? Até onde a pesquisa e este artigo conseguem chegar, a resposta parece ser afi rmativa para as duas perguntas, no sentido de um movimento dinâmico de reforço mútuo.

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Como Citar
BRESLER, R.; HOYLER, T.; AMARAL, M.; HEIDTMANN, H.; FERNANDES, G.; GRAU, M. O Programa Escola do Campo de Araraquara (SP): a EMEF Hermínio Pagotto e o assentamento Bela Vista do Chibarro. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 14, n. 55, 2009. DOI: 10.12660/cgpc.v14n55.44204. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44204. Acesso em: 6 jul. 2024.
Seção
Artigos