Sociedade, Estado e Administração Pública: Análise da Configuração Institucional dos Conselhos Gestores do Município de Lavras (MG)

Conteúdo do artigo principal

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira
José Roberto Pereira

Resumo

Resumo

A Constituição Federal de 1988 destacou os conselhos gestores como recursos vitais à sedimentação dos princípios da descentralização e da participação nos sistemas de políticas públicas. Em consonância com o ideal participativo, existe a necessidade de nivelamento das relações entre cidadãos e governos. Sob a perspectiva dos paradigmas de democracia e administração pública, isso implica promover suas formas deliberativa e societal. Partindo dessas considerações, buscou-se, neste artigo, compreender o papel dos conselhos na viabilização de dois princípios da administração societal: reinvenção político-institucional e democracia participativo-deliberativa. Após a observação de 12 conselhos no município de Lavras (MG), concluiu-se que eles são fontes consistentes de inovação político-institucional. Entretanto, sua eficácia é limitada no que se refere à sedimentação da democracia deliberativa local. Operam para isso os deficits de informação, a desarticulação social, a frágil conexão entre representantes e representados e o oportunismo governamental.

Palavras-chave: Administração pública, Conselhos gestores, Administração societal, Democracia deliberativa, Deliberação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, V. C. da S. e; PEREIRA, J. R. Sociedade, Estado e Administração Pública: Análise da Configuração Institucional dos Conselhos Gestores do Município de Lavras (MG). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 19, n. 64, 2014. DOI: 10.12660/cgpc.v19n64.7969. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/7969. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras