Associação entre IDEB, gastos com pessoal próprio e compras no ensino fundamental dos municípios paulistas

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Jaime Crozatti
https://orcid.org/0000-0002-3789-8761
Gabriela Mandu dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-1650-3863

Resumo

A partir do fortalecimento de relações entre a gestão pública e o setor privado, como característica contemporânea das mudanças no setor público, o objetivo deste trabalho é analisar o nível de associação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e os gastos com pessoal próprio e com compras de materiais e serviços de terceiros dos municípios paulistas, agregados em dois grupos: A) os que privilegiaram os recursos da educação fundamental, com a aplicação de 60% ou mais em remuneração de pessoal próprio; e B) os que privilegiaram os gastos em compras de materiais e serviços de terceiros, com a aplicação de menos de 60% dos recursos na remuneração do pessoal próprio, no período de 2008 a 2018. Com os dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira, as análises descritivas e de regressão multivariada mostram que os 433 municípios que concentraram os gastos com a educação fundamental na remuneração do pessoal próprio apresentaram significativo e alto nível de associação estatística entre os gastos na educação fundamental e o IDEB; os 211 municípios que os concentraram na compra de materiais e serviços de terceiros não mostraram associação com significância estatística entre os mesmos gastos e o IDEB. Estes resultados indicam que há significativa quantidade de municípios paulistas com relevantes gastos públicos com compras de materiais e serviços de terceiros da educação fundamental, para os quais tais gastos não se mostram consistentes com a política educacional e os resultados apresentados em indicadores como o IDEB.

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Como Citar
CROZATTI, J.; MANDU DOS SANTOS, G. Associação entre IDEB, gastos com pessoal próprio e compras no ensino fundamental dos municípios paulistas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 27, n. 88, p. 83163, 2022. DOI: 10.12660/cgpc.v27n88.83163. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/83163. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Mandu dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Gestão de Políticas Públicas, São Paulo, SP, Brasil

Student of the Bachelor's Degree in Public Policy Management.

Director of the Popular Course EACH (2019 - 2020).

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