Foco e Escopo

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) configuram um periódico científico orientado para produção em duas áreas do conhecimento: Administração Pública e Políticas Públicas, bem como suas áreas de inter-relação, tais como Ciência Ambiental, Saúde, Turismo, Serviço Social e outras nas quais a Administração Pública e Políticas Públicas sejam transversais.

Os CGPC são um espaço com orientação metodológica plural, aberto a estudos de natureza qualitativa, quantitativa e multimétodos. Têm especial interesse por métodos inovadores, que ofereçam rigor e relevância em termos científicos e contribuição para avanço do conhecimento.

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania aceitam estudos que envolvam os diversos atores que se relacionam na e com a esfera pública, além das organizações estatais e paraestatais, tais como: parcerias setor público-privado, organizações da sociedade civil, iniciativas de investimento social privado, organizações sociais, agências governamentais, arranjos produtivos locais, além de estudos intraorganizacionais cujo nível de análise pode ser indivíduo, grupo ou organização.

Vale enfatizar que não basta replicar modelos analíticos da administração num contexto da esfera pública: é essencial contextualizar, traduzir e interpretar os resultados a partir das características da esfera pública brasileira.

Os CGPC publicam artigos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos, revisões bibliográficas, artigos de posicionamento e ensaios, e artigos tecnológicos.

Princípios

Os CGPC pautam suas decisões editoriais pelos seguintes princípios:

٠ Fomento do impacto organizacional e societal da pesquisa.

٠Foco em temas de grande relevância para as organizações e para a sociedade.

٠Promoção da conexão entre teoria e prática.

٠Garantia do rigor metodológico.

٠Reconhecimento da pluralidade de abordagens e paradigmas.

٠Reconhecimento das particularidades dos países em desenvolvimento, com destaque para relações Sul-Sul.

٠Reconhecimento e respeito aos autores, revisores e editores associados.

٠Promoção de uma linguagem científica objetiva e direta.

Os CGPC têm alinhamento com:

٠Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

٠O movimento de Ciência Aberta.

٠O movimento da Pesquisa Responsável.

Contribuições

Os CGPC buscam veicular conteúdo que gere impacto na ciência e na sociedade e convida sua comunidade a submeter as seguintes contribuições:

٠ Artigo teórico, que explorem de forma inovadora e criativa fenômenos emergentes e relevantes, contribuindo para seu entendimento, preferencialmente com pressupostos que possam ser futuramente testados. Os artigos devem explicitar como as novas teorias poderão futuramente contribuir para a melhoria das práticas gerenciais.

٠ Artigo empírico, que testem e/ou desenvolvam teorias existentes, ou desenvolvam novas teorias. Os artigos devem explicitar claramente as implicações de seus achados para as práticas gerenciais.

٠ Artigo de revisão bibliográfica, que sintetizem e integrem avanços recentes em temas de grande relevância para a sociedade. Os artigos devem apresentar uma visão crítica do estado da arte e apontar caminhos para futuros desenvolvimentos.

٠ Artigo da seção Brasil Contemporâneo de posicionamento, que defendam uma posição sobre uma questão de grande relevância, com conteúdo de forma estruturada e argumentos bem fundamentados. Os artigos devem apresentar clara conexão com a realidade imediata.

٠ Artigo Tecnológico que configura relato de experiencia na resolução de questões práticas no cotidiano da gestão pública e das políticas públicas.

٠ Chamadas de trabalhos, que tratem de fenômenos e questões de grande relevância para a sociedade, preferencialmente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio. As chamadas de trabalhos devem definir e contextualizar o tema, estabelecer questões a serem exploradas e informar o referencial teórico básico.

Ciência Aberta

Os CGPC comprometem-se com os valores centrais da Ciência Aberta, promovendo publicação de resultados de pesquisa com qualidade e integridade, como benefício coletivo, com equidade e justiça e com diversidade e inclusão.

Nesse sentido, adere aos seguintes critérios de Ciência Aberta recomendados pelo Scientific Electronic Library Online (SciELO):

٠ Disponibiliza conteúdo em acesso aberto.

٠ Aceita artigos publicados em repositórios preprints (por exemplo, SciELO Preprints, Fighshare, Zenodo, arXiv, PeerJ Preprints, SOC ARXIV) e estimula os/as autores/as a anteciparem a divulgação de versões prévias de seus trabalhos. Deste modo, está contribuindo para a disseminação da pesquisa e para colaborações entre pares.

٠ Segue o modelo Open Science Green, incentivando o/a autor/a a compartilhar seu paper.

٠ Recomenda que os/as autores/as depositem os dados e todos os materiais de pesquisa em repositórios de dados, contribuindo para o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados. Ademais os CGPC recomendam que seus autores orientem-se pelas diretrizes SciELO: Guia TOP: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_pt.pdf; Guia de citação de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia-de-citacao-de-dados_pt.pdf;  Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf.

٠ Identifica o nome do/a editor/a associado/a responsável pelo processo de avaliação no artigo publicado. 

٠ Oferece a possibilidade de identificação dos nomes do(a)s pareceristas responsáveis pela avaliação no artigo publicado.

٠ Oferece a opção de publicar os pareceres dos artigos com ou sem a identificação do(a)s pareceristas.

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA)

Os CGPC asseveram seu compromisso com o fomento e a disseminação do conhecimento como um bem comum, com equidade e justiça, envolvendo os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e dessa maneira promovem governança inclusiva com públicos diversos e minorizados. Consequentemente, os CGPC ratificam seus esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com destaque para os objetivos 5-Igualdade Gênero e 10-Diminuição das desigualdades.
Para mais informações, clique aqui

Submissões

Os manuscritos podem ser submetidos aos CGPC em português, em inglês ou espanhol. Os artigos aceitos são publicados em português, em inglês ou espanhol.

Artigos submetidos à publicação nos CGPC devem ser originais e não devem estar sendo considerados por outro periódico. Aceitam-se artigos oriundos de trabalhos apresentados em congressos científicos e teses.

Os autores não pagam taxa de publicação de artigo (APC-Article Processing Charge) e nenhuma outra taxa para publicar nos CGPC. Os leitores também acessam todo o conteúdo dos CGPC com acesso livre e sem custos. CGPC seguem o modelo Ciência Aberta Diamante, em que a instituição publicadora subsidia todas as despesas. Informações adicionais podem ser obtidas na Declaração SciELO sobre Sustentabilidade Financeira.

Para submeter trabalhos, acesse este link.

Processo de Avaliação por Pares

O processo de avaliação se inicia uma vez que a Redação recebe o artigo submetido. Imediatamente, é feita a avaliação por formato. Se aprovado por formato, o artigo segue para  o rastreamento de similaridades (iThenticate). Só então, o artigo é encaminhado à editora-chefe para desk review, iniciando a avaliação, que resulta em rejeição ou na continuidade do processo pelos pares, composto de três etapas:

1ª) Triagem realizada pela Editora-Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. Caso considere que o manuscrito está fora da linha editorial, ou abaixo do padrão competitivo da publicação, a editora chefe pode rejeitá-lo de imediato. Caso contrário, designa-o para membro do Corpo Editorial Científico;

2ª) Avaliação preliminar por um membro do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade; e

Obs.: Nas seções Artigo Tecnológico e Brasil Contemporâneo o processo de avaliação por pares é aberto em todas as fases.

3ª) Sistema de avaliação por pares, por pelo menos dois pareceristas: coordenado por um membro do Corpo Editorial Científico da área de especialidade do artigo, consiste na interação entre os autores e no mínimo dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Processo de Publicação

Depois de aprovado, o artigo é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical.

Uma vez feita a revisão, o manuscrito retorna em versão final para aprovação dos autores.

Propriedade Intelectual

Os CGPC comprometem-se com a proteção dos direitos intelectuais do autor e:

٠ Adota a licença Creative Commoms BY(CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais.

٠ Assegura os direitos morais e de uso do artigo a autores/as, conforme Creative Commons BY (CC-BY). O autor mantém o direito autoral sob o artigo publicado e o periódico tem o direito de primeira publicação.

٠ Recomenda o uso dos critérios de autoria do CRediT(Contributor Roles Taxonomy).

٠ Utiliza o sistema iThenticate de detecção de similaridades.

٠ Adota ações de combate ao plágio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e SciELO Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica.

O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as. Ao submeter o artigo aos CGPC, os/as autores/as garantem que o manuscrito não contém quaisquer violação de direitos autorais ou direitos de terceiros e que o artigo não foi submetido à publicação em outro periódico. É por isso que ao submeter deve formalizar a contribuição de autoria e declarar eventuais conflitos de interesses.

Para obter mais informações, escreva para: cadernosgpc-redacao@fgv.br